1-) De que forma a competição globalizada tem influenciado o desempenho estratégico e atuação das organizações?
2-) As empresas conseguem identificar a aproveitar as oportunidades oriundas de uma economia internacional cada vez mais integrada?
3-) Estas oportunidades existem?
4-) Quais as consequências da globalização?
Texto de apoio:
As mudanças globais, seja de ordem tecnológica ou organizacional, têm como principais conseqüências a interferência nos padrões de competitividade, a desregulamentação e a redução progressiva das fronteiras nacionais. A vantagem competitiva depende da maneira como as empresas organizam estrategicamente suas atividades, especialmente quando competem em nível internacional porque a estrutura do negócio influencia sua rentabilidade.
Se, de um lado, a globalização fortalece relações, incrementa a produtividade e os padrões de competitividade, de outro, gera exclusão involuntária. Como reflexo, o sistema produtivo tem sido induzido a uma constante reestruturação tecnológica, provocando rupturas continuadas de paradigmas técnico-científicos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
1 - Ela tem alterada a forma como eles atuam no meio e assim afetam algumas relações e criam possibilidades e também problemas em diferentes áreas do mundo.
2 - As mais poderosas conseguem, as menos são automaticamente prejudicadas devido a esse problema. A globalização gera uma segragação dos mais fracos, quem não consegue se adaptar do mercado predador tem dificuldades.
3 - Existem, a globalização cria diferentes oportunidades para quem tem acesso a elas.
4 - A globalização ao mesmo tempo que integra, ela exclui e excluindo gera ainda mais pobrezas e dificuldades para as áreas que não conseguem se adaptae.
Perguntas interessantes