Saúde, perguntado por mariajosiele94, 9 meses atrás

1 - De que dispõe a lei 8.080?
2- Quais instituções fazem parte do SUS?
3 - Qual a função do estado?
4 - Complete : "O dever do estado não exclui .."
5 - Apresente os fatores determinantes e condicionantes da nossa da
saúde.
6 - Quais os fatores estão relacionados ao nosso bem-estar?
7 - De que forma a iniciativa privada participa do SUS?
8 - Descreva :
a - Vigilância Sanitária
b- Vigilância Epidemiológica
C- Saúde do trabalhador
9 - Cite 5 Princípios e Diretrizes do SUS.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Thaiisrodriggues74
1

Resposta:

1-L8080. LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

2-Fazem parte do Sistema Único de Saúde, os centros e postos de saúde, os hospitais públicos - incluindo os universitários, os laboratórios e hemocentros (bancos de sangue), os serviços de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, vigilância ambiental, além de fundações e institutos de pesquisa acadêmica e ci noentífica, como a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e o Instituto Vital Brazil.

3-As funções do Estado são todas as ações necessárias a execução do bem comum. \u2022 Função Legislativa \u2013 Exercido pelo Poder Legislativo que tem a função de elaborar leis; \u2022 Função Executiva \u2013 Exercida pelo Poder Executivo e tem como função administrar o Estado visando seus objetivos concretos.

4-O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

5-De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinante e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o aceso aos bens e serviços essenciais para a saúde.

6-O bem-estar está relacionado, entre outros fatores, com os aspectos sociais e econômicos de um indivíduo, bem como com sua satisfação com a vida. O conceito de bem-estar, assim como o conceito de saúde, é bastante complexo e destaca-se por ser um estado subjetivo.

7-199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. § 1º - As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

8 A)Vigilância Sanitária é a parcela do poder de polícia do Estado destinada à proteção e promoção da saúde, que tem como principal finalidade impedir que a saúde humana seja exposta a riscos ou, em última instância, combater as causas dos efeitos nocivos que lhe forem gerados, em razão de alguma distorção sanitária, na produção e na circulação de bens, ou na prestação de serviços de interesse à saúde.

B)Vigilância epidemiológica é o registro e observação sistemática e ativa de casos suspeitos ou confirmados de doenças transmissíveis e de seus contatos.

C)A Saúde do Trabalhador compreende um corpo de práticas teóricas interdisciplinares e interinstitucionais, desenvolvidas por diversos atores situados em lugares sociais distintos e informados por uma perspectiva das relações entre o social, as manifestações patológicas e a categoria trabalho, aparecendo como momento de condensação, em nível conceitual e histórico dos espaços individual (corporal) e social. (Donnangelo, 1983, apud Minayo-Gomez e Thedim-Costa, 1997)

9-•Universalidade: Todo cidadão tem direito a todos os serviços públicos de saúde. ...

•Integralidade: Todas as pessoas devem ser atendidas desde as necessidades básicas, de forma integral. ...

•Equidade: Toda pessoa é igual perante o SUS. ...

•Regionalização.

•Hierarquização.

•Participação social.

ESPERO TER AJUDADO

Perguntas interessantes