Filosofia, perguntado por bhuas, 1 ano atrás

1-Dê os significados das palavras virtú e fortuna?
2- para Maquiavel qual a diferença entre ética e política?
3- como seria a autonomia poltica de Maquiavel?
4- no que resulta a liberdade para Maquiavel?
alguém poderia me ajudar Pfv

Soluções para a tarefa

Respondido por FranQuintana
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1 - Termo usado por Maquiavel que significa cautela política, refere-se ao modo de fazer as coisas corretamente;. inteligência; astúcia. A virtú desse político não é das melhores.

Grande quantia ou muito dinheiro: o time pagou uma fortuna pelo jogador.
Reunião dos bens, das propriedades materiais de uma pessoa, de uma companhia ou organização: recebeu uma fortuna de herança.
Destino; aquilo que tem de ser: nunca teve boa fortuna.
Boa sorte; em que há ventura, júbilo, abundância: tive a fortuna de estar no evento.
Adversidade; má sorte; em que há desgraça: nunca se reergueu daquela fortuna.

2- "A filosofia cristã, legada pela Idade Média ao Renascimento, concebia o
homem como um ser temporal, de vocação social, dotado, porém, de uma
destinação extraterrena, isto é, como um ser que vive naturalmente em
sociedade, subordinado à lei positiva, mais que deve, antes de mais nada,
obedecer à lei natural, colocada acima da própria autoridade do Estado, e que
este não deve contrariar, pois ela emana da própria lei eterna."

Maquiavel não reconhece esta subordinação do Estado a valores espirituais,
valores transcendentes. Não reconhece também que o homem possua direitos naturais,
anteriores à constituição da sociedade. Ao contrário, em estado de natureza, o homem
vive nivelado aos animais, desconhecendo quaisquer noções de bem ou de mal, de
justiça ou injustiça. Desta forma, antecipando a filosofia política de Hobbes, Maquiavel
afirma que a moral e a justiça não preexistem ao Estado, mas dele resultam em
obediência às condições e exigências sociológicas.
Tanto a moral quanto a justiça são subprodutos sociais, nascidos do instinto de
conservação e da necessidade do Estado de manter a ordem social.
"As normas éticas, como também as leis positivas, a educação e a religião, são
meios a que recorre o Estado para instaurar coercitivamente bons costumes
na sociedade, para dirigir no sentido do bem comum o egoísmo individual ou
para dar forma de moralidade e justiça à fundamental amoralidade da
maioria. "

O que se verifica, portanto, em Maquiavel é que não há nenhum antagonismo
entre moral e política e, também não há nenhuma distinção entre moral privada e moral
pública, pois ambas coincidem num mesmo objetivo, que é o bem da comunidade, oupelo menos o bem do príncipe, o que significa o bem do Estado. Os problemas entre
moral e política só surgem quando determinados objetivos políticos exigem a adoção de
medidas condenáveis pela consciência moral, em nome de valores ou princípios que
transcendem a jurisdição temporal do Estado.

3- Maquiavel (1469-1527) realiza uma revolução no modo de pensar a política. O seu pensamento difere dos gregos que tratavam a política numa linha normativa, isto é, a idealização de um governante para administrar os assuntos da polis, e do pensamento medieval que abordava a política em uma perspectiva religiosa. Maquiavel trabalha a política com uma postura autônoma, isto é, não busca mais idealizar um governante ou explicar os acontecimentos políticos sob a ótica da religião. Pelo contrário, Maquiavel desenvolve um pensamento realista, por isso é considerado o fundador da ciência política. Por isso, sua preocupação é analisar como os homens agem de fato para conquistarem e se manterem no poder, a fim de proporcionar a melhor prática da ação política. Maquiavel garante a autonomia da ciência política, afastando-a do controle da religião, fazendo da reflexão política uma atividade secularizada, ou seja, centrada nas questões concretas do cotidiano independente da autoridade religiosa. Para Maquiavel, o governante virtuoso é aquele que age certo na hora certa, ou seja, sabe aproveitar os momentos certos para agir, a fim de conquistar e manter o poder.. Todos os valores éticos são vistos sob a ótica das conseqüências do ato político. Em determinados momentos, por exemplo, o governante precisará agir com força, caso seja necessária para conter uma revolta que esteja ameaçando o controle da situação de quem está no poder. Podemos ver em Maquiavel um pensador que tem uma visão pragmática da ação política, ou seja, sua preocupação é mostrar como e porque pessoas conseguiram se manter ou não no poder. Sua contribuição está exatamente no fato de estabelecer a autonomia da ciência política.

4-   A liberdade pode então ser vista, primeiro como uma liberdade externa, uma liberdade do corpo político que consiste fundamentalmente em não dependência, em autogoverno. Além disso, é preciso também observar em Maquiavel a liberdade interna, a liberdade dos cidadãos, que é construída a partir da obediência à lei, mas requer um aparato institucional capaz de contemplar a tensão permanente entre os grupos. Essa liberdade dos cidadãos é então construída a partir da luta perpétua contra a tirania que ao mesmo tempo tenciona e mantém a ordem.  


É um pouco longa as respostas mas espero ter ajudado.

bhuas: 4-porque afirmar que Maquiavel foi um republicano pode causar estranheza?
bhuas: me ajuda nessas ai pfv
bhuas: #franquintana me ajuda pfv
FranQuintana: 1- Entre as características do estado Moderno estão: Soberania do Estado: o qual não permite que sua autoridade dependa de nenhuma outra autoridade. Território: espaço geográfico que delimita a ação do estado. Povo (nacional): pessoas que possuem vinculo jurídico com o estado.
FranQuintana: 2- Renascença Italiana é como ficou conhecida a fase de abertura do Renascimento (ou Renascença), um período de grandes mudanças e conquistas culturais que ocorreram na Europa, entre o século XIV e o século XVI. Este período marca a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.
FranQuintana: A referência inicial é a região da Toscana, centrado nas cidades de Florença e Siena. Espalhou-se depois para o sul, tendo um impacto muito significativo sobre Roma, que foi praticamente reconstruída, em sua maior parte, sob a tutela dos Sumo Pontífices da Igreja Católica Romana que ocuparam a Cátedra de São Pedro no período, especialmente Sisto IV.
FranQuintana: 3- Quando uma pessoa afirma que os fins justificam os meios, isso significa que ela está disposta a fazer qualquer coisa para conseguir algo que ela deseja alcançar.

Inicialmente essa frase era mais usada no contexto político mas depois foi transposta para as outras áreas da vida, onde pessoas acreditam que tudo é permitido quando você quer fazer alguma coisa importante. Muitas das coisas que são feitas por essas pessoas são consideradas reprováveis no âmbito da ética e moral.
bhuas: #Franquintana e a 4?
bhuas: poderia me ajudar
FranQuintana: essa está sendo a mais difícil
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