História, perguntado por taylafernandapd2cm7, 10 meses atrás

1.Dê o significado das expressões: a) Absolutismo: ________________________________________________________________________ b) Estado nacional._____________________________________________________________________ c) Monarca.___________________________________________________________________________ 2. Quais foram os fatores que favoreceram o surgimento do absolutismo? _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 3. Quem era contra a centralização do poder do monarca? Por quê? _______________________________________________________________________________________ 4. E quem apoiou a centralização do poder do monarca? ___________________________________________________________________________________________

Soluções para a tarefa

Respondido por Eduardovictortavares
1

Resposta:

a)Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém deve ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão. Os teóricos de relevo associados ao absolutismo incluem autores como Nicolau Maquiavel, Jean Bodin, Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra, Jacques-Bénigne Bossuet e Thomas Hobb

b)Um estado-nação é uma área histórica que pode ser identificada como possuidora de uma política legitimada, que pelos próprios meios, constitui um governo soberano. Enquanto um estado pode ser definido como uma entidade política e geopolítica, já nação é uma unidade étnica e cultural.

c)Monarquia é uma forma de governo em que um monarca (tal como um rei ou imperador) exerce a função de chefe de Estado e mantém-se em tal cargo até a sua morte ou abdicação.

2)A formação dos Estados Nacionais e o desenvolvimento do comércio foram fatos que favoreceram o surgimento do absolutismo. Os Estados Nacionais Modernos representaram a junção do poder político do rei mais o poder econômico da burguesia.

3)A partir do século XI, em algumas regiões da Europa, as monarquias feudais iriam servir  de base para a formação de governos centralizados: é o caso da França, da Inglaterra e de Castela (atual Espanha).

Os reis começaram então a concentrar grandes poderes, em parte por causa do apoio e do dinheiro recebido dos burgueses. Ao longo de algum tempo, a aproximação entre o rei e a  burguesia colocariam fim à fragmentação do poder. Entretanto, isso não significou a exclusão da nobreza feudal do poder. Ela se manteve ligada ao rei e usufruindo da sua política.

Além dos reis, ganharam importância nesse processo os burgueses, que se tornaram o grupo social de maior poder político e, sobretudo, econômico.

A formação das monarquias

Durante quase toda a Idade Média não existiam paises como os que conhecemos hoje. Assim, morar em Londres ou em paris não significava morar na Inglaterra ou na França. As pessoas sentiam-se ligadas apenas a uma cidade, a um feudo ou a um reino.

O processo de formação de monarquias com poder centralizado na Europa iniciou-se no século XI e consolidou-se entre os séculos XIV e XVI. Ao final de alguns séculos, esse processo daria origem a muitos dos paises atuais da Europa, como França, Portugal e Espanha. Entretanto, ele não ocorreu ao mesmo tempo e da mesma maneira em todos os lugares do continente. Em regiões como a península Itálica e o norte da Europa nem chegaria a se consolidar.

4) Para ficar rigidamente o poder sobre o governo,sendo assim aliados o governo com a burguesia


kauanCR7K: oiii
Eduardovictortavares: oi
Eduardovictortavares: como posso ajudar ?
kauanCR7K: me passa seu zap
Eduardovictortavares: hum
Eduardovictortavares: Eu te chamo já vi sua bio
kauanCR7K: blz
Respondido por kauanCR7K
0

Resposta:

infelismente nao posso te ajudar

Perguntas interessantes