1)De o conceito de feudalismo e seu objetivo?
2)Quais as características do Feudalismo?
3)Como estava dividido o poder político.Explique-os?
4)Qual era a economia no Feudalismo?
5)Explique cada forma de servidão dos servos?
6)Diferenciar os servos dos escravos?
7)Quais são os direitos dos servos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. O Feudalismo foi uma organização econômica, política e social baseada na posse da terra - o feudo - que predominou na Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média, tinha como objetivo a auto-suficiência dos feudos.
2. A sociedade feudal era composta por uma organização social bem delimitada: o clero exercia as funções religiosas, os nobres exerciam as funções militares e os servos produziam os meios de subsistência e pagavam os tributos. A servidão foi uma forma muito peculiar do sistema da sociedade feudal; o servo era um camponês que recebia a terra para sua exploração, mas não era o dono dela.
3. A política era marcadamente descentralizada, ou seja, cada senhor feudal tinha o comando de seu feudo como se fosse seu “pequeno país”.
4. A economia era agrária e de subsistência, pois cada feudo produzia o necessário para sua reprodução. Os poucos excedentes eram trocados entre seus produtores, sem a utilização de moeda.
5. Os servos eram os responsáveis por todo trabalho braçal, desde a agricultura até o trabalho artesanal. Viviam presos à terra do seu senhor e não podiam abandoná-la; em troca, recebiam proteção e não podiam ser vendidos como os escravos.
6. A principal diferença entre o servo e o escravo é justamente a questão da propriedade. Enquanto os escravos eram de seus senhores e podiam, ser trocados ou vendidos em transações comerciais, os servos não pertenciam a ninguém.
7. Estavam vinculados à terra pelo trabalho e não tinham direito de salário ou benefícios; trabalhavam para morar no local e recebiam os suprimentos necessários para se alimentarem e sobreviverem, mas não podia entrar para ordens religiosas, denunciar homens livres na justiça, participar do exército (defesa), deslocar-se livremente nem dispor livremente de seus bens.
Explicação: