1. Dê o conceito de:
a) ângulo
b) para que serve o transferidor
c) como é dividido o transferidor
d) ângulos adjacentes
e) retas perpendiculares
f) ângulo reto
g) ângulo agudo
h) ângulo obtuso
i) defina o complemento e suplemento de um ângulo
j) o que são retas concorrentes
k) retas paralelas
l) o que é tangram
m) o que é trapézio
n) o que é triângulo ocutângulo
o) o que é um triângulo equilátero
Soluções para a tarefa
Explicação passo-a-passo:
1. Dê o conceito de:
a) ângulo
Ângulos são a região interna formada por duas semirretas que partem de um mesmo ponto. A palavra ângulo é usada para nomear dois objetos. O primeiro é a abertura entre duas semirretas que compartilham o mesmo ponto inicial ou entre dois segmentos de reta que possuem apenas uma extremidade comum.
b) para que serve o transferidor
Transferidor é um instrumento feito para medir ângulos composto por uma escala circular, ou de seções de círculo, dividida e marcada em ângulos espaçados regularmente, tal qual numa régua.
c) como é dividido o transferidor
Transferidor é um material muito usado para medida e marcação de ângulos. É composto basicamente por uma escala circular, ou de seções de círculo, dividida e marcada em ângulos espaçados regularmente, tal qual numa régua.
d) ângulos adjacentes
Dois ângulos que sejam complementares e possuem um mesmo lado e um vértice entre eles, são chamados de ângulos adjacentes. Uma característica entre os ângulos adjacentes é que não existem pontos em comum entre eles.
e) retas perpendiculares
As retas perpendiculares quando se cruzam entre si num ponto comum constroem um ângulo reto (90°). A perpendicularidade ou ortogonalidade não é uma característica exclusiva das retas, pois também é aplicada ao plano.
f) ângulo reto
Na geometria e trigonometria, um ângulo reto é um ângulo de exatamente 90° (graus), correspondendo a um quarto de volta. Se um raio é colocado de modo que seu ponto final esteja em uma linha e os ângulos adjacentes sejam iguais, então eles são ângulos retos.
g) ângulo agudo
Os ângulos agudos medem menos de 90 graus. Os ângulos retos medem 90 graus. Os ângulos obtusos medem mais de 90 graus.
h) ângulo obtuso
O ângulo obtuso é a abertura maior que 90° e menor que 180°.
i) defina o complemento e suplemento de um ângulo
Ângulos complementares são aqueles cuja soma resulta em 90°. ... Quando temos dois ângulos cuja soma é igual a 90°, eles são chamados de complementares; já quando tempos dois ângulos cuja soma é igual a 180º, eles são chamados de suplementares.
j) o que são retas concorrentes
São definidas como retas concorrentes aquelas que se cruzam em um único ponto, formando quatro ângulos. De acordo com as medidas desses ângulos, elas ainda podem ser consideradas retas perpendiculares ou retas oblíquas.
k) retas paralelas
São duas retas distintas que possuem o mesmo coeficiente angular, nunca se cruzam e não há ponto em comum entre elas.
l) o que é tangram
O Tangram literalmente 'sete peças de é um quebra-cabeças geométrico chinês formado por 7 peças, chamadas tans: são 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo. ... Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 5000 figuras.
m) o que é trapézio
Na geometria, o trapézio é um quadrilátero com dois lados paralelos entre si, que são chamados de base maior e base menor.
n) o que é triângulo ocutângulo
Os triângulos acutângulos são aqueles cujos três ângulos internos são nítidos, e medem menos do que 90 graus. ... Isto significa que um triângulo cujos ângulos interiores são de 45 °, 80 ° e 55 °, por exemplo, é um triângulo acutângulo com três ângulos agudos.
o) o que é um triângulo equilátero
Todo polígono com três lados iguais e ângulos congruentes
Todo polígono com três lados iguais e ângulos congruentesDe acordo com a geometria, o triângulo equilátero é uma figura plana composta por três lados e três ângulos congruentes, possuindo medidas idênticas entre os lados.