Sociologia, perguntado por larissareisdoss3750, 2 meses atrás

1) De fato, Durkheim desconfia da noção de progresso e, se nos primeiros escritos, ele ainda a considera relevante, ao analisar a progressão da divisão do trabalho, seu interesse pelas sociedades ágrafas o distanciará cada vez mais das premissas dessa noção. Contudo, ao situarmos sua obra em nossa contemporaneidade, salta aos olhos o fato de ser justamente esse elemento de crítica que se torna problemático. Para nós, houve um declínio da ideologia do progresso, ela já não é mais, para falarmos como Lyotard, um "grande relato". É sempre possível aplicá-la ao domínio da técnica, quando se considera o desempenho de determinado aparato diante de outros julgados ultrapassados, mas ela não mais possui a capacidade de articular as diversas dimensões da vida social: arte, sociedade, economia, moral, ética. Compreender as representações sociais acerca do fenômeno religioso, para Durkheim, é o mesmo que questionar que tipo de ideias as sociedade construíam sobre um mundo religioso, sobre um outro mundo, que seria povoado de outros seres, mágicos, metafísicos, mundo este que reproduziria o que seria um reflexo Selecione uma alternativa: a) da organização social primitiva. b) da organização da sociedade ideal. c) da centralização do poder político. d) da eminente figura do xamã. e) do conceito maussiano de mana.

Soluções para a tarefa

Respondido por joaopaulooas
0

A resposta correta sobre o pensamento de Durkheim no que tange a sociedade é a letra B, uma vez que a ideia de outro mundo metafísico representa uma ideia de sociedade ideal.

Conceito de estado para Émile Durkheim

De acordo com Émile Durkheim, o Estado é um regulador e controlador por natureza, visto que ele é quem controla o que passa em todas as esferas de conhecimento e educação, como as escolas, igreja, etc. Dessa forma, é o Estado o responsável por manter a segurança de todos através do controle maciço da sociedade.

Aprenda mais sobre Émile Durkheim aqui: brainly.com.br/tarefa/22805995

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes