1. Dê exemplos e explique as escolas antropológicas:
A) Evolucionista:
B) Difusionista:
C) Cultural:
D) Funcionalista:
E) Estruturalista:
F) Interpretativa:
Soluções para a tarefa
O Evolucionismo Social: foi a escola do século XIX responsável pela sistematização do conhecimento acerca dos “povos primitivos”, o qual foi organizado em trabalhos de gabinete, sem a observação "in locu".
De modo geral, argumentavam em favor do evolucionismo nas sociedades humanas, onde evoluiriam das “primitivas” para as “civilizadas”. Seus principais representantes foram:
Herbert Spencer e sua obra “Princípios de Biologia” (1864)
Tylor e sua obra “A Cultura Primitiva” (1871).
Escola Antropológica (ou Sociológica) Francesa:
Essa escola surgiu no final do século XIX e focou seus estudos nas representações coletivas e na metodologia científica.
O maior escritor dessa escola foi, sem dúvidas, Émile Durkheim, o qual criou um marco metodológico com “Regras do método sociológico”, publicada em 1895.
Funcionalismo:
O Funcionalismo surge no início do Século XX e estabelece um modelo de etnografia com seus trabalhos de trabalho de campo (Observação participante).
O principal representante foi Bronislaw Malinowski e sua obra “Argonautas do Pacífico Ocidental”, publicada em 1922.
Culturalismo Norte-Americano:
O Culturalismo Norte-americano surge na década de 1930 e estabeleceu o método comparativo e a formação de padrões culturais, a partir dos quais é possível apreender as leis no desenvolvimento das culturas.
O principal representante foi Franz Boas com destaque para as obras: “Os objetivos da etnologia” (1888) e “Raça, Língua e Cultura” (1940).
Estruturalismo:
O Estruturalismo irá florescer nos anos de 1940, ao buscar as regras estruturantes das culturas presentes na mente humana.
Teve como grande representante, Claude Lévi-Strauss com sua obra “Pensamento selvagem”, publicada em 1962.
Antropologia Interpretativa:
A Antropologia Hermenêutica ou Interpretativa dos anos 60 irá estabelecer a cultura como uma hierarquia de significados, a partir da leitura que os “nativos” fazem de sua própria cultura.
Seu maior representante é Clifford Geertz e seu livro “A interpretação das culturas”, publicado em 1973.
Antropologia Pós-Moderna:
A Antropologia Pós-Moderna ou Crítica surge nos anos de 1980 e está preocupada com a reinterpretação textual das etnografias clássicas e contemporâneas.
James Clifford é um dos mais proeminentes escritores desta escola. Sua obra de maior destaque é “Writing culture - The poetics and politics of ethnography”, publicada em 1986.