1) De acordo com Sócrates, qual é a primeira virtude de um sábio?
a) Saber argumentar.
b) Ser paciente.
c) Adquirir consciência da própria ignorância.
d) Ter uma vida reflexiva.
2) Em seu diálogo com Teeteto, Sócrates explica seu método de ensino, deixando claro que
não faz nada visando o mal de alguém. Assinale a alternativa na qual Sócrates defende esse
ponto de vista.
a) Julgo saber com tanta precisão a opinião dos deuses a respeito de todas as coisas.
b) As coisas que amo são as mesmas que os deuses amam, ou seja, as coisas boas e agradáveis.
c) Não me é permitido em absoluto pactuar com a mentira nem ocultar a verdade.
d) Arrancarei e jogarei fora todos fantasmas que habitam a sua consciência.
3) Como é chamada na dialética socrático-platônica, o momento no qual o interlocutor já
está em condições de iniciar o caminho de reconstrução de suas próprias ideias?
a) Refutação.
b) Ironia.
c) Maiêutica.
d) Dialética.
4) O que Sócrates deseja saber em seu diálogo com Eutifron?
a) Duas características do que seja uma coisa piedosa.
b) O que distingue uma coisa piedosa de uma coisa impiedosa.
c) O que torna uma coisa impiedosa.
d) Se é possível encontrar uma distinção confiável entre uma coisa piedosa e uma coisa
impiedosa.
5) Assinale a alternativa errada com relação ao pensamento socrático.
a) No início dos diálogos, Sócrates costumava apresentar-se como quem deseja aprender com
seu interlocutor.
b) Sócrates reconheceu que suas perguntas , e ao que elas conduziam, agradavam muito seus
contemporâneos, tanto que ele acabou sendo considerado héroi em Atenas.
c) Ele acreditava que ao menos em uma coisa era mais sábio do que seus interlocutores, "porque
não sei, nem acredito sabê-lo", dizia ele.
d) Segundo Sócrates, aquele que se dedica ao filosofar precisa se desfazer não apenas dos
preconceitos, mas também das suscetibilidades do orgulho e do amor-próprio.
Soluções para a tarefa
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Sequência: c, c, d, a, b.
1) c) Adquirir consciência da própria ignorância.
2) c) Não me é permitido em absoluto pactuar com a mentira nem ocultar a verdade.
3) d) Dialética.
4) a) Duas características do que seja uma coisa piedosa.
5) b) Sócrates reconheceu que suas perguntas , e ao que elas conduziam, agradavam muito seus
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Resposta:
1) C
2) B
3) D
4) A
5) B
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