1. De acordo com o trecho a seguir , da cena 6 do roteiro, como é a relação entre os irmãos Alberto e Hugo? Alberto veste a jaqueta e, diante do espelho, imita um gesto especifico que Hugo, o irresistível, faz com os cabelos.
HUGO (O.S.)
Alberto... fora!
Alberto sorri e vai caminhando até a escrivaninha perto da janela. [...]
2.Releia este trecho da cena 19.
Em sua opinião, que efeito se espera obter com essa alternância entre a cena conven- cional e o chamado "P.O.V do assassino"?
Através das frestas de treliça do armário, Alberto entra no quarto e deixa a caixa de sapatos com o bilhete sobre a cama de Hugo. VOLTA À CENA Alberto escuta passos na escada e sai correndo porta afora. Hugo entra no quarto, vê um BILHETE e a caixa de sapato. P.O.V DO ASSASSINO Pelas mesmas frestas da treliça, Hugo lê o bilhete irritado, e amassa o papel, jogando-o na lixeira. VOLTA À CENA Hugo tira a roupa, lá fora venta e ele nota com estranhamento que a janela está ABERTA. Ele a fecha. P.O.V DO ASSASSINO Hugo de costas fechando a janela e virando-se em direção ao armário. Hugo abre a porta quando uma mão, envolvida em luva, segura um pano que lhe tapa o nariz e a boca,
Soluções para a tarefa
1 )
A relação entre Alberto e Hugo é, como dizer, relação de irmãos.
Pegam-se por tudo e por nada, cada um procura imitar e suplantar o
outro.
No fundo eles se gostam.
Se fosse o contrário, quando Hugo disse " Alberto.. fora " ele tinha
mesmo que sair. Aliás , nem entrava. Quarto fechado à chave !
Mas não.
Deixa até que ele inspeciona aquela caixa. E comentam ambos o
conteúdo dela, sendo concordantes em sua apreciação.
2)
Com isso mantém-se sempre presente que há um assassino nesta
história toda.
Quem lê o texto, quem for ver em cinema mantém-se preso ao ecran,
mantém - se em estado de suspense permanente do que possa
acontecer .
Isto tem muita influência em filmes que pretendem chamar a atenção de
quem os vê, desde o início até ao fim.
Bons estudos.