1) De acordo com o texto, quais são as regras básicas para a cidadania?
2) Qual é o significado da palavra cidadania? Cite exemplos de cidadania e comente como devemos exercê-la?
3) De acordo com o texto, quais as vantagens para quem sempre diz a verdade?
4) Leia: "Agir conforme a consciência e de acordo com os valores ÉTICOS e MORAIS." Qual é o significado dos termos destacados?
5) Volte ao texto e análise as regras básicas para a cidadania. Quais fazem parte da sua prática diária? E quais você não costuma praticar?
6) Qual regra básica para a cidadania você julga ser a mais importante para o convívio em sociedade? Por quê
me ajudem pfvr
Soluções para a tarefa
1) Regras básicas para a cidadania: solidariedade, respeito, sinceridade, bondade, educação, responsabilidade, saber perdoar e conversar.
2) Cidadania é a prática dos deveres direitos e deveres de um indivíduo, enquanto membro de um Estado. Exemplos: não jogar lixo na rua, não desrespeitar as pessoas.
3) A vantagem de sempre dizer a verdade é ganhar a confiança dos outros e, consequentemente, a amizade.
4) Ética: engloba princípios que orientam o comportamento humano.
Moral: é a capacidade do ser humano em distinguir o certo do errado
5) Procuro sempre praticar diariamente todas as regras.
6) O respeito, pois sem ele é impossível um convívio agradável.
Bons estudos!!
1. Conforme aduz o texto sob análise, são regras básicas e simples para agir com os preceitos da cidadania: ser solidário, ter respeito, ser sincero, dizer sempre a verdade, cooperar, não agredir seu semelhante, ter bondade-educação e responsabilidade, perdoar, dialogar, agir conforme a consciência e de acordo com os valores éticos e morais.
Tomando essas atitudes éticas o indivíduo conseguirá lograr êxito e exercer a sua cidadania com dignidade e respeito aos seus semelhantes.
2. Pelo que se depreende da leitura do texto "Regras básicas da Cidadania" o significado desse termo se refere ao somatório de ações que devem direcionar a vida das pessoas que vivem em comunidade.
Neste sentido, deve haver uma reciprocidade de direitos e deveres na órbita social, pois cada indivíduo deve contribuir para que a comunidade seja um lugar melhor para todos, do mesmo modo que merece também ter respeito e seus direitos observados por parte dos demais agentes sociais.
Como exemplos do exercício da cidadania tem-se os seguintes: os direitos eleitorais (seja no polo passivo ou ativo, ou seja, de votar ou ser votado), os direitos do consumidor, o dever de preservação ambiental, a consciência política, a solidariedade comunitária com os mais pobres, o não furar filas, o não colar nas provas escolares, dentre outros.
3. O texto traz diversos benefícios e vantagens da conduta que se paira na verdade diante dos demais, neste sentido, pode-se citar como gratificação pelo exercício da palavra verdadeira o ganho da confiança das demais pessoas, uma vez que aquele que sempre fala a verdade passa a ser creditado como alguém verdadeiro, fazendo com que tudo o que esse indivíduo falar, seja considerado uma verdade.
Deste modo, ganha-se a amizade e a confiança das pessoas, motivo pelo qual se torna o ambiente social um lugar harmônico e que progride socialmente.
4. A ação pautada numa consciência ética e moral está inteiramente ligada à construção de uma sociedade que se guia pela igualdade, solidariedade, justiça social e dignidade humana.
Sob essa ótica, o termo ético está enraizado em posicionamentos relacionados à moral, ao caráter humano e ao modo de vida a ser levado dentro dessa perspectiva. Já o termo moral se refere mais aos costumes da sociedade, sobre o que é considerado correto moralmente ou não naquele âmbito social.
Assim, esses termos estão conectados à pauta da cidadania, uma vez que é por meio do uso dessas características que as pessoas vão alcançar uma conduta harmônica no meio comportamental coletivo.
5. Via de regra as condutas básicas para a cidadania mais seguidas e observadas pelas pessoas são:
- não agredir seu semelhante, pois a agressão costuma ser uma prática extrema e que pode levar inclusive ao cometimento de algum crime, motivo pelo qual as pessoas de caráter normalmente não chegam nessas vias de fato; e o ser solidário, pois a solidariedade é intrínseca ao ser humano, uma vez que nos comove ver o outro passando necessidade.
Já no tocante às práticas mais difíceis de serem praticadas estão:
- o diálogo e o perdão, pois são condutas que mexem com o ego das pessoas, e dificilmente alguém que se acha na razão resolve baixar a guarda para o outro a fim do bem comum da relação social. Por último, dizer a verdade também não é uma prática muito usual das pessoas, que acabam omitindo ou escondendo sempre a verdade dos fatos.
6. A regra básica para a cidadania mais importante a ser observada entre os indivíduos que vivem em comunidade é o respeito, pois ele é fundamental para qualquer relação, seja no âmbito político, social, amoroso, sexual, familiar, educacional, espiritual, cultural, dentre outros.
⇒ O respeito é a chave básica para se alcançar uma sociedade harmônica e evoluída.
Aprenda mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/30507547
https://brainly.com.br/tarefa/28511992
https://brainly.com.br/tarefa/46773320
https://brainly.com.br/tarefa/26718431
https://brainly.com.br/tarefa/20242205
https://brainly.com.br/tarefa/36243291