1. De acordo com o texto, quais eram as obrigações dos administradores europeus em relação aos indígenas?
2. Essas obrigações eram cumpridas, de acordo com o texto?
3. Compare os textos a seguir com o do padre Antônio Vieira, eles apresentam perspectivas semelhantes sobre os indígenas ou contra- põem-se? Explique.
"Esse problema da escravidão aqui no Brasil foi porque o índio não gosta de trabalhar, até hoje. O índio preferia morrer do que cavar mina, do que plantar para os portugueses. O índio preferia morrer. Foi por causa disso que eles foram buscar pessoas nas tribos na África, para vir para substituir a mão de obra do índio. Isso tem que ficar claro, ora!"
"Os índios não consagravam efetivamente senão pouco tempo aquilo a que se chama tra- balho. E não morriam de fome, no entanto. As crônicas da época são unânimes em descrever a bela aparência dos adultos, a boa saúde das numerosas crianças, a abundância e a variedade dos recursos alimentares. Por conseguinte, a economia de subsistência que era a das tribos indias não implicava de modo algum a procura angustiada, o tempo inteiro, de alimento. Por- tanto, uma economia de subsistência é compa- tível com uma considerável limitação do tempo consagrado às atividades produtivas."
Soluções para a tarefa
1) Conforme o texto era obrigação dos senhores dar alimento ao índio, vestimenta, a cura das enfermidades, a doutrina e também um mimo.
2) Ao ler o texto, compreende-se que não, pois foi necessário que se estipulasse isso por meio de normas.
3) Os textos apresentam diferentes perspectivas, pois o de Vieira apresenta normas estipuladas para o trabalho indígena e a relação com os senhores. Já o texto de Clastres afirma que os registros da época apresentavam a boa saúde dos trabalhadores indígenas, contudo, não era exatamente como o retratado.
Colonização nada pacífica
A princípio, o primeiro encontro entre indígenas e portugueses foi amistoso, pois ambos possuíam curiosidades sobre as novas relações que iriam surgir. Contundo, o processo de colonização foi marcado por confrontos, escravização e sangue indígena.
Continue estudando sobre indígenas em: https://brainly.com.br/tarefa/15684804
#SPJ2