1. De acordo com o texto, o eugenol é a substância responsável
no combate ao mosquito da dengue. Observe ao lado a
estrutura desse composto.
Escreva a fórmula molecular do eugenol e faça a classificação
da cadeia carbônica.
2. Observe a estrutura do isoeugenol, que é uma substância encontrada
na noz-moscada. O que você pode notar de semelhante entre essa
molécula e o eugenol?
3. Em 2015, houve um aumento nos casos de doenças transmitidas pelo
mosquito Aedes aegypti. Além da receita mostrada na reportagem,
que outras medidas podemos tomar para prevenir a proliferação
desse mosquito. Reúna-se com seus colegas e discuta uma forma de
compartilhar essas medidas com a comunidade escolar
Soluções para a tarefa
1. A fórmula molecular do eugenol é C₁₀H₁₂O₂. A cadeia carbônica pode ser classificada como mista (fenilpropeno).
2. As semelhanças entre o eugenol e o isoeugenol encontram-se na fórmula molecular e nas funções orgânicas presentes (fenol, éter e alceno).
3. Outras medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti é evitar deixar água parada. Para isso, é necessária uma vigilância com a completa vedação das caixas de água, com a água em pratos embaixo dos vasos de flores, além de observar garrafas ou pneus abandonados em locais que recebem chuva e podem acumular água em seu interior.
Explicação:
1. A fórmula molecular do eugenol (ou óleo de cravo) é C₁₀H₁₂O₂. A cadeia carbônica pode ser classificada como mista, dado que há um fenol, um éter e um alceno, o que classifica o eugenol como um fenilpropeno. O nome IUPAC é 2-alil-2-metoxifenol.
2. Uma das semelhanças é a fórmula molecular, que para ambos os compostos é C₁₀H₁₂O₂. Isso classifica estas moléculas como isômeros, ou seja, apresentam mesma fórmula molecular mas diferentes fórmulas estruturais.
Outra semelhança é que tanto no eugenol quanto no isoeugenol encontramos as mesmas funções orgânicas. Em ambos há um fenol. No carbono 2 do fenol há uma ramificação de éter com um carbono. Já no carbono 4 do fenol há um alceno com três carbonos, para ambas as estruturas.
Apesar de bem semelhantes, a diferença das estruturas encontra-se na posição da dupla ligação do alceno presente no carbono 4 do fenol.
3. Evitar deixar água parada é uma ação simples e eficaz para prevenir a proliferação desse mosquito, pois elimina-se o foco de criação das larvas.
Espero ter ajudado!