1. De acordo com o texto, há desigualdade social e econômica no Brasil? Por quê?
Use dados dos gráficos para justificar sua resposta.
2. Segundo o texto, atitudes individuais não são suficientes para resolver o problema
da desigualdade no Brasil. O que, então, pode ser feito?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Infelizmente sim! De acordo com o IBGE os brancos tem os melhores salários, ocupam os cargos administrativos, sofrem menos com o desemprego, com relação a instrução os negros ocupam menos da metade das vagas dos brancos, isto de acordo com o IBGE entre 2005/2015.
2- São necessárias políticas públicas de ações afirmativas.
Explicação:
1- Sim, pois os gráficos do IBGE mostram haver diferença entre brancos e pardos, negros ou indígenas quanto à renda, taxa de desemprego e acesso ao ensino superior.
2- Segundo o texto, para a redução da desigualdade são necessárias políticas públicas de inclusão, afirmação e valorização dos chamados grupos marginalizados ou excluídos.
O Racismo na formação socioeconômica e espacial brasileira
O racismo é uma marca importante na formação do Brasil. Desde a chegada dos portugueses até o final do século XIX, o trabalho escravo foi a base da produção econômica brasileira. Primeiro com os indígenas e depois com os escravizados provenientes do continente africano, esses povos foram durante séculos considerados criaturas sem alma, desumanizadas.
O fim da escravidão legal no Brasil não veio acompanhada de um plano de afirmação e valorização dos povos escravizados, e por isso temos fortes marcas desses horrores até hoje na nossa sociedade.
Um exemplo é a falta de oportunidades (provada por dados estatísticos) tanto no ensino superior quanto no mercado de trabalho, para pessoas negras e pardas. Os melhores salários, condições de trabalho e de moradia seguem majoritariamente reservadas aos brancos.
Para saber mais sobre desigualdade no Brasil, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/20558652
#SPJ2