1. De acordo com o Texto 1, como podemos caracterizar o uso da terra no Brasil?
2. Qual a extensão das terras improdutivas no Brasil?
3. Pesquise sobre o que é a Reforma Agrária no Brasil, depois emita sua opinião sobre o tema.
Soluções para a tarefa
1. De acordo com o texto, grande porcentagem das terras no Brasil não usadas de forma produtiva. Há uma alta concentração de terras e estas são muitas vezes classificadas em atividades de "pastagens", mas que na verdade, apenas aguardam o aumento de seu valor imobiliário para serem vendidas.
2. De acordo com os dados do texto, há atualmente cerca de 120 milhões hectares de terras improdutivas. Esses dados são coletados pelo INCRA, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, responsável por realizar os censos sobre a terra e regulamentar esses terrenos.
3. A Reforma Agrária é uma proposta de redistribuição das terras brasileiras, devido a alta concentração sob posse de poucas pessoas e da questão da improdutividade das terras. Esse é projeto é datado desde o século XIX, mas até os dias atuais não foi realizado.
Espero ter ajudado, bons estudos!
1) O uso da terra no Brasil ainda é muito irregular. E, na realidade, isso ocorre por conta da má distribuição de terra que existe em todas as regiões brasileiras.
São fatores históricos que contribuíram para a má distribuição de terras no Brasil:
- Criação das capitanias hereditárias - vastas áreas de terra que eram concedidas a pessoas de confiança (que eram responsáveis pela administração dos espaços territoriais) do então Rei de Portugal Dom João III (1502 - 1557);
- Cultivo da cana-de-açúcar - que era baseado na monocultura, ou seja, grandes áreas de terra eram usadas para o cultivo somente desta planta perene.
Aprenda mais sobre o tema uso da terra no Brasil em:
https://brainly.com.br/tarefa/22608896
2) As terras improdutivas no Brasil correspondem a aproximadamente 44,8 milhões de hectares (ou 12,8% do total das áreas agrícolas em nosso país).
Entenda que, na realidade, os grandes latifundiários (donos dos latifúndios) possuem responsabilidade na improdutividade dos solos em muitas regiões do país. E isso tem ocorrido muito por conta do modelo de produção conhecido como monocultura, em que há somente o plantio de uma cultura em um grande pedaço de terra.
Sendo assim, a gente pode entender que a improdutividade da terra contribui para a falta de alimentos em todas as regiões do Brasil.
Aprenda mais sobre o tema terras improdutivas no Brasil em:
https://brainly.com.br/tarefa/45766244
3) A Reforma Agrária a luta de uma parcela sem teto que busca pelo cumprimento da função social da propriedade rural, que é a de produzir alimentos. Nesse sentido, vale destacar que a parcela sem teto está ligada à muitos movimentos sociais que atuam em toda a sociedade brasileira.
São fatores que impedem a realização da reforma agrária no Brasil:
- Má distribuição das terras -a s famílias mais ricas possuem mais pedaços de terras;
- Ligação entre política e movimentos sociais - o que acaba gerando conflito de interesses;
- Falta de planejamento governamental - no que diz respeito à aquisição e distribuição de pequenos pedaços de terra.
Aprenda mais sobre o tema Reforma Agrária em:
https://brainly.com.br/tarefa/8906859
Siga firme na direção dos seus sonhos!