1- De acordo com o teto responda:
a) Como ocorreu o processo de independência da américa espanhola?
b) O que defendia o iluminismo durante essa época?
c) Qual a origem dos intelectuais que ali existiam?
d) O que contribuiu para a independência?
e) Quais foram os dois pontos cruciais para a independência?
f) Explique como foi o desfecho dessa independência?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)Agosto de 1947 legou ao mundo dois eventos essenciais: a independência da Índia e a saga de Gandhi pela não-violência. A estratégia de Gandhi para liderar a libertação de seu país deu certo porque foi plantada na alma milenar do hinduísmo.
B)O iluminismo defendia a liberdade dos povos e a queda dos regimes políticos que promovessem o privilégio de determinadas classes sociais. Sem dúvida, a elite letrada da América Espanhola inspirou-se no conjunto de ideias iluministas.
C)
A grande maioria desses intelectuais era de origem criolla, ou seja, filhos de espanhóis nascidos na América desprovidos de amplos direitos políticos nas grandes instituições do mundo colonial espanhol.
D)O processo de independência da América Espanhola ocorreu em um conjunto de situações experimentadas ao longo do século XVIII. Nesse período, observamos a ascensão de um novo conjunto de valores que questionava diretamente o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias.
E)As independências das colônias da América Espanhola ocorrem no século XVIII quando as ideias como liberalismo e autonomia começavam a conquistar as elites Craiollas.
F)No ano de 1826, com toda América Latina independente, as novas nações reuniram-se no Congresso do Panamá. Nele, Simon Bolívar defendia um amplo projeto de solidariedade e integração político-econômica entre as nações latino-americanas. No entanto, Estados Unidos e Inglaterra se opuseram a esse projeto, que ameaçava seus interesses econômicos no continente. Com isso, a América Latina acabou mantendo-se fragmentada.