1)De acordo com o modelo atômico proposto por Bohr a eletrosfera do átomo está dividida em regiões chamada de níveis de energia.Cite os níveis de energia e informa a quantidade limite de eletrons que cada nível de energia suporta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
K,L,M,N,O,P e Q. À medida que as camadas se afastam do núcleo, aumenta a energia dos elétrons nelas localizados.
As camadas da eletrosfera representam os níveis de energia da eletrosfera. Assim, as camadas K,L,M,N,O, P e Q constituem os 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º níveis de energia, respectivamente.
Nível Camada/Nº máximo de elétrons/Subníveis conhecidos
1º K 2 1s
2º L 8 2s e 2p
3º M 18 3s, 3p e 3d
4º N 32 4s, 4p, 4d e 4f
5º O 32 5s, 5p, 5d e 5f
6º P 18 6s, 6p e 6d
7º Q 2 (alguns autores admitem até 8) 7s 7p
Resposta: em seus átomos, absorvem energia elétrica e depois a liberam na forma de luz. Sendo assim, ele deduziu que um átomo tem um conjunto de energia disponível para seus elétrons, isto é, a energia de um elétron em um átomo é quantizada. Esse conjunto de energias quantizadas mais tarde foi chamado de níveis de energia. Bohr organizou os elétrons em camadas ou níveis de energia. Cada camada possui um nome e deve ter um número máximo de elétrons. Existem sete camadas ou níveis de energia ao redor do núcleo: K2, L8, M18, N32, O32, P18, Q8. Observe a tabela que mostra o nome das camadas, o seu número quântico e o número máximo de elétrons em cada.
Explicação: espero ter te ajudado