1) De acordo com nossos estudos sobre Patrimônio Histórico Material E Imaterial, como o Museu Paranaense se tornou um lugar de memória do povo Xetá? * 1 ponto
a) O museu recebe visitas dos Xetás, oportunizando encontros e oficinas com eles; além disso, expõe o acervo de registros do fotógrafo Kozák sobre esse povo.
b) o museu preserva a história do povo xetá por guardar objetos da região oeste do Paraná, local sagrado para o povo Xetá.
c) o museu tem a função de guardar os objetos que não tem mais necessidade para ao povo xetá.
d) tornou-se um lugar de memória do povo xetá por preservar objetos das famílias tradicionais de Curitiba, onde o povo Xetá vivia.
2) A história do povo Xetá está relacionada a qual período histórico do estado do Paraná? * 1 ponto
a) Está relacionada com a mudança da capital paranaense, de Paranaguá para Curitiba.
b) Relaciona-se com o período de ocupação da região oeste do Paraná, onde os xetás viviam na região de Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Icaraíuma e Douradina.
c) Refere-se ao período de fundação de Curitiba e à lenda de Nossa Senhora das Luzes de Pinhais.
d) Está relacionada com o significado da palavra Curitiba, que em guarani significa “grande quantidade de pinheiros”.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Opção correta letra D.
2) Opção correta letra B.
Resposta:
1 A)O museu recebe visitas dos Xetás, oportunizando encontros e oficinas com eles; além disso, expõe o acervo de registros do fotógrafo Kozák sobre esse povo.
2 B )Relaciona-se com o período de ocupação da região oeste do Paraná, onde os xetás viviam na região de Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Icaraíuma e Douradina.
Explicação: 1) A resposta correta é letra A. O Museu Paranaense expõe o acervo do fotógrafo Vladimir Kozák sobre o povo Xetá. Além disso, também tem vários artefatos culturais e recebe a visita dos xetás, que já chegaram a fazer oficinas de arte dentro do local. O Museu Paranaense faz um trabalho de local de memória do povo Xetá.
2) A resposta correta é Letra B. Habitantes originais do noroeste paranaense, o território tradicional dos Xetás é conhecido como as regiões atuais de Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Icaraíma, Douradina e outros municípios.
MARCA COMO MELHOR RESPOSTA!!