1) De acordo com nossos estudos sobre O Império Romano – Circulação De Pessoas, Produtos e Culturas no Mediterrâneo, pesquisas arqueológicas indicam que o período considerado o auge da circulação de pessoas e produtos no Mediterrâneo antigo ocorreu durante:
a) os séculos I e II a.C., no contexto dos dois triunviratos dos generais, pois foi um período de estabilidade econômica e social em Roma.
b) os cinco séculos do Império Romano, até o século V d.C., quando os romanos começaram a expansão territorial.
c) os dois primeiros séculos do Império, portanto, no período chamado Pax Romana, de estabilidade econômica, social e política do Império.
d) os romanos nunca conseguiram dominar o mar Mediterrâneo, visto que a rival Cartago dominou o mare nostrum cartaginês.
Do nada meu ídolo
Soluções para a tarefa
A alternativa que traz corretamente qual foi o período de maior circulação de pessoas e produtos no Mediterrâneo é a C.
A Pax Romana foi o período que durou de 28 a.C até 180 d.C., quando a população viveu protegida das invasões bárbaras e ao fim das guerras civis romanas.
Nesse período, a cultura e o comércio puderam florescer, graças ao domínio romano sobre o mar Mediterrâneo, com povos, culturas e línguas diferentes.
É correta a alternativa C, já que durante a Pax Romana o próprio Império Romano viveu a sua "era de ouro", o que garantia a estabilidade política, social e econômica que permitiu o florescimento do comércio, assim como a circulação de mercadorias, pessoas e ideias.
Isto não quer dizer que no período não houvesse violência ou perseguições políticas - os cristãos, por exemplo, eram duramente perseguidos no período, assim como havia guerras de conquista conduzidas pelos romanos -, mas que, no quadro geral, havia um grau de estabilidade prolongada que a região há muito não conhecia. Isto chegou ao fim com a morte de Marco Aurélio, que marca o fim da Pax Romana e o início de um período de cada vez mais vulnerabilidade social no Império.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/33236259