1) De acordo com nossos estudos sobre a Roma no período monárquico, dentro da sociedade romana, as famílias romanas se organizaram em torno de um poder central, chamado? *
1 ponto
a) pater famílias, onde o pai era o chefe familiar, um patriarcado.
b) mater famílias, onde a mãe era a chefe familiar, um matriarcado.
c) comuna familiar, onde a autoridade estava dividida de forma igual para o pai e a mãe.
d) anarco familiar, dentro da família não havia um chefe, funcionando de maneira livre.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra A) pater famílias, onde o pai era o chefe familiar, um patriarcado.
O Reino de Roma ou, como também é conhecido, a monarquia Romana, se tratou de um período da história da Roma antiga o qual foi dominado pelos reis sabinos e etruscos entre os anos de 753 a.C. até 809aC.
O controle da cidade-Estado de Roma era efetivado por três poderes, são eles:
• O Rei
• O senado
• O povo
Aos Reis lhes eram dados as funções militares, judiciais e religiosas.
Para o Senado era lhe oferecido o conselho consultivo do rei que o auxiliava nas tomadas de decisões enquanto a sua ausência e que também elegia um novo rei quando esse fosse aprovado pelo povo.
Bons estudos!
A sociedade romana no período monárquico era centralizada pela figura do Pater Famílias, que era uma espécie de figura patriarcal, e, portanto, um chefe familiar. Deste modo podemos entender a alternativa “A” como correta.
O Pater Famílias era o chefe máximo quando se tratava da dinâmica familiar, já quando falamos da dinâmica social e estatal os poderes eram organizados também de forma hierárquica.
Começando pelo rei, o senado e seguido pelo povo, desta forma cada parte tinha de certo modo seu “poder”, mas ainda assim, o rei tinha função política, ou seja, tinha poder sobre os cidadãos.
Quer saber mais sobre o assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/4235680