História, perguntado por sebastianstiuv, 9 meses atrás

1) De acordo com nossos estudos, os motivos que levaram Maurício de Nassau a desistir do Governo da Nova Holanda foram: *
1 ponto
a) criação de um banco holandês no Brasil, que dificultou os empréstimos aos donos de engenho.
b) a Companhia das Índias Ocidentais exigiu que Nassau cobrasse o dinheiro emprestado aos senhores de engenho e restringisse o crédito dado a eles.
c) a Companhia das Índias Ocidentais exigiu que Nassau se convertesse ao catolicismo, como forma de agradar os habitantes luso-brasileiros.
d) a construção da capital de São Luís pelos holandeses, prejudicando o comércio do açúcar em Pernambuco e dificultando a administração de Nassau.

2) Enquanto os holandeses multiplicavam seus lucros no Brasil, os portugueses responsabilizavam a união com a Espanha (União Ibérica) pela situação crítica em que se encontravam economicamente. Considerando essa informação, o que foi a chamada Restauração? *
1 ponto
a) Foi a reconstrução da cidade de Recife, modernizada pela administração de Maurício de Nassau.
b) Consistiu na união entre Portugal e Holanda, que lutaram contra o domínio Espanhol na América.
c) Os portugueses pegaram em armas contra a Espanha e, em 1640, conseguiram libertar-se do domínio espanhol.
d) Os portugueses concederam a independência para o Brasil logo após o fim da União Ibérica em 1580.


lalasilvq: vlw
diegoaryel9: Olá Spamer
vtinho3342: obg povo inteligente <3

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
74

1 - É correta a alternativa B, de modo que as exigências da Companhia das Índias Ocidentais, que visavam recuperar o investimento feito na província, tornariam a situação política de Nassau muito frágil.

Exigir o pagamento dos empréstimos faria com que perdesse o apoio das elites locais, o que provavelmente (como aconteceu depois) faria com que estes acabassem voltando a apoiar os portugueses, que terminariam por recuperar o controle da província.

2 - É correta a alternativa C, tendo sido a Restauração o restabelecimento da independência política de Portugal, que até então se encontrava governado pela Monarquia espanhola.

Tendo vencido o combate, Portugal volta a ser governado por uma dinastia portuguesa. No Brasil, em especial em Pernambuco, isto significou o restabelecimento de importantes laços políticos entre as elites econômicas e as elites portuguesas que agora voltavam ao trono.


mariamicaella78: valeu
glima1997: llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllç(((*****&¨%$#@!"!@#$%¨&¨%$#@!"!@#$%¨&*&¨%$#@!"!@#$%¨&
vickyvitoria14: https://youtu.be/Fc7eJRgt6KM
Respondido por viniciuscorreamello
1

Resposta:

1)B 2)C

Explicação:

Perguntas interessantes