1)
De acordo com Kishimoto (2012, p. 111), brincar "[...] é a forma mais livre e individual, que designa as formas mais primitivas de exercício funcional".
KISHIMOTO, Tizuko M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
Com relação ao brincar é correto afirmar que:
I. A brincadeira favorece a autoestima da criança.
II. A brincadeira possibilita a capacidade de criar da criança.
III. Por meio das brincadeiras, podemos observar o desenvolvimento das crianças, mas não podemos fazer inferências sobre a aprendizagem.
IV. O professor deve proporcionar atividades e espaços em que as brincadeiras ocorram de forma variada.
V. A brincadeira é um momento que não deve estar previsto no contexto escolar.
Estão corretas:
Alternativas:
a)
I, II, IV apenas.
b)
I, II, III apenas.
c)
I, IV, V apenas.
d)
II, III, IV apenas.
e)
III, V apenas.
2)
"O brincar proporciona um desenvolvimento dos processos de interação social tanto na escola como na própria família, desenvolvendo as diferentes capacidades, como a coordenação motora, concentração, criatividade, auto-estima e permite a criança ser livre usando e abusando da sua imaginação. Ou seja, a criança que brinca e vive a sua infância, tornar-se-á um adulto mais equilibrado fisicamente e emocionalmente, com capacidade de enfrentar as diversidades do mundo adulto. (LUZ; OLIVEIRA; SOUZA, 2011, p.13478)
LUZ, M. C. de; OLIVEIRA, M. C. A. R. de; SOUZA, G. M. R. de. Brincar é muito mais que uma simples brincadeira: é aprender. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba, 2011.
Leia as afirmações apresentadas e assinale a alternativa correta:
I. Por meio da brincadeira, a criança satisfaz necessidades que não podem ser satisfeitas no mundo real.
II. A brincadeira é uma linguagem própria da criança e contribui para seu desenvolvimento intelectual, afetivo, motor e social.
III. A brincadeira possibilita o desenvolvimento da capacidade de simbolização da criança ao lidar com situações imaginárias.
IV. Por meio da brincadeira, a criança sente-se livre, mas não consegue desenvolver a criatividade.
V. Por meio da brincadeira a criança assimila a realidade.
As afirmativas que apresentam os argumentos das teorias interacionistas são:
Alternativas:
a)
I, III apenas.
b)
I, II, IV apenas.
c)
I, II, III, V apenas.
d)
III, IV, V apenas.
e)
IV, V apenas.
3)
Segundo Bianchin e Alves (2010), ao jogar a criança experimenta, inventa, descobre, aprende e confere habilidades. Ainda de acordo com as autoras, a qualidade de oportunidades que são oferecidas à criança por meio de jogos garante que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem. Dessa maneira, pode-se dizer que o jogo é importante, não somente para incentivar a imaginação nas crianças, mas também para auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.
BIANCHIN, M. A.; ALVES, L. O jogo como recurso de aprendizagem. Ver. Psicopedag. Vol 27, n. 83. São Paulo, 2010.
Enumere a coluna 2 de acordo com o conceito correspondente, apresentado na coluna 1 e assinale a alternativa correta:
Coluna 1:
I.Jogos de exercício.
II.Jogos de regras.
III.Jogos simbólicos.
Coluna 2:
( ) Ligados à noção de limites e a regulação das regras sociais.
( ) Ligados à realização de movimentos, repetição, percepção e prazer.
( ) Ligados à capacidade de representação por meio da evocação de objetos ausentes e situações.
A ordem correta é:
Alternativas:
a)
I, II, III.
b)
II, I, III.
c)
II, III, I.
d)
III, I, II.
e)
III, II, I.
4)
De acordo com Negrine (2013), a criação de uma brinquedoteca pode variar segundo o local, a instituição mantenedora, a faixa etária a que se destina ou até mesmo em relação às finalidades para as quais ela está sendo criada, considerando fundamentalmente o contexto sociocultural onde se insere. (NEGRINE, 2013, p. 85).
NEGRINE, A. Brinquedoteca: teoria e prática. In: In: SANTOS, S.M.P. (org). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos.Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
Leia as afirmações apresentadas, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa correta:
( ) A brinquedoteca é um espaço destinado ao brincar.
( ) A brinquedoteca conta com espaços de brincar, por isso as experiências de leitura não devem fazer parte desse ambiente.
( ) Entre os tipos de brinquedoteca existentes estão as escolares, hospitalares e temporárias.
A ordem correta é:
Alternativas:
a)
V, V, V.
b)
V, F, V.
c)
V, V, F.
d)
F, F, V.
e)
F, V, F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
12/08/20 1A. 2C. 3B .4B .5A
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
1) a) I, II, IV apenas.
2) c) I, II, III, V apenas.
3) b) II, I, III.
4) b) V, F, V.
5) a) I, II, IV apenas.
CORRIGIDO PELO AVA EM 25/08/2020
Resposta:
Alternativas: 1. a) I, II, IV apenas; 2. c) I, II, III, V apenas; 3. b) II, I, III; 4. b) V, F, V; e 5. a) I, II, IV apenas.
Explicação:
1. a) I, II, IV apenas.
I. A brincadeira favorece a autoestima da criança.
II. A brincadeira possibilita a capacidade de criar da criança.
IV. O professor deve proporcionar atividades e espaços em que as brincadeiras ocorram de forma variada.
2. c) I, II, III, V apenas
I. Por meio da brincadeira, a criança satisfaz necessidades que não podem ser satisfeitas no mundo real.
II. A brincadeira é uma linguagem própria da criança e contribui para seu desenvolvimento intelectual, afetivo, motor e social.
III. A brincadeira possibilita o desenvolvimento da capacidade de simbolização da criança ao lidar com situações imaginárias.
IV. Por meio da brincadeira, a criança sente-se livre, mas não consegue desenvolver a criatividade.
3. b) II, I, III
( II ) Ligados à noção de limites e a regulação das regras sociais.
( I ) Ligados à realização de movimentos, repetição, percepção e prazer.
( III ) Ligados à capacidade de representação por meio da evocação de objetos ausentes e situações.
4. b) V, F, V
( v ) A brinquedoteca é um espaço destinado ao brincar.
( f ) A brinquedoteca conta com espaços de brincar, por isso as experiências de leitura não devem fazer parte desse ambiente.
( v ) Entre os tipos de brinquedoteca existentes estão as escolares, hospitalares e temporárias.
5. a) I, II, IV apenas.
I. Os jogos de regras possibilitam a participação da criança na elaboração de regras.
II. Os jogos de regras possibilitam o trabalho em equipe nos jogos em grupos.
IV. Os jogos de regra possibilitam entender que algumas regras podem ser alteradas, desde que haja consenso do grupo.
1) a) I, II, IV apenas.
2) c) I, II, III, V apenas.
3) b) II, I, III.
4) b) V, F, V.
5) a) I, II, IV apenas.
CORRIGIDO PELO AVA EM 25/08/2020
1) a) I, II, IV apenas.
2) c) I, II, III, V apenas.
3) b) II, I, III.
4) b) V, F, V.
5) a) I, II, IV apenas.
CORRIGIDO PELO AVA EM 25/08/2020