1. De acordo com Holler (2009), a maior preocupação dos profissionais em Química que realiza uma medição é, naturalmente, a de tomar todas as precauções para minimizar os erros durante o experimento. Assim, leia atentamente as assertivas que seguem: I. Um exemplo clássico de erro instrumental é a balança que, se não estiver calibrada quando uma determinada pesagem for realizada, levará a resultados maiores ou menores que o valor verdadeiro. II. Os erros pessoais estão associados ao analista, que pode não ter a habilidade necessária para a manipulação de um equipamento. III. A observação feita de forma equivocada de cor de uma solução, como é necessário na detecção do ponto final de uma titulação de HCl com NaOH, por exemplo, usando-se fenolftaleína como indicador, pode ser classificado como um erro instrumental. IV. Os erros de método são frequentemente introduzidos pelo comportamento não ideal, físico e químico, dos reagentes e da reação na qual uma análise está baseada. V. O uso de um indicador inadequado em uma titulação e levado a resultados analíticos maiores ou menores que o valor verdadeiro é classificado como erro pessoal. Está CORRETO o que se afirma em a. II, IV e V, apenas. b. I, II e III, apenas. c. I, III e IV, apenas. d. I, II e IV, apenas. e. I, III e V, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
letra D
Explicação:
I, II e IV
Respondido por
2
As sentenças I, II e IV estão corretas (alternativa D). A balança descalibrada, o comportamento inadequado do reagente e a inabilidade do analista são exemplos de erro instrumental, erro de método e erro pessoal, respectivamente.
Química analítica
Parte da química que descreve os métodos, experimentos e medições laboratoriais. É divida em:
- Química qualitativa: descrição e classificação de fenômenos;
- Química quantitativa: quantificação dos fenômenos por meio de ferramentas para medições.
Classificação dos erros laboratoriais
- Erros sistemáticos (determinados): são aqueles que desviam os valores numéricos das medições de forma unidirecional, afetando a exatidão do resultado. As fontes do erro podem ser descobertas e controladas.
- Erros aleatórios (indeterminados): são aqueles que desviam as medidas de modo praticamente simétrico, bidireccionalmente. As causas podem ser conhecidas, mas não controladas.
Erros sistemáticos
- Erro sistemático instrumental: tem origem do funcionamento incorreto de um instrumento, vidraria ou equipamento.
- Erro sistemático de método: se deve ao comportamento não ideal de reagentes, levando a reações reações incompletas, lentas, e/ou laterais.
- Erros sistemáticos pessoais: erros associados ao analista, seja por falta de atenção ou limitações pessoais.
Mais sobre erros laboratoriais: https://brainly.com.br/tarefa/53957476
#SPJ1
Perguntas interessantes