1. De acordo com Chauí (2014), é possível identificar três concepções distintas de verdade: aletheia, véritas e emunah. Aponte as diferenças existentes entre elas e indique o conceito que lhe pareceu mais razoável, justificando sua resposta.
2. Na antiga Grécia, havia um grupo de pensadores chamados Sofistas, defensores da relativização da verdade. Neste sentido, seria inútil qualquer tentativa de se obter o conhecimento verdadeiro, visto que a única coisa que temos são meras “opiniões” acerca de tudo o que compõe a realidade deste mundo. Você concorda com essa posição? Justifique-se.
3. Do ponto de vista filosófico, o dogmatismo representa um obstáculo no processo de busca da verdade, observa Chauí (2014). Explique o sentido desta afirmação, citando exemplos que corroborem a tese da autora.
4. A busca pela verdade constitui uma das principais metas da filosofia, não obstante alguns pensadores se contraporem a essa tarefa, dizendo que “a verdade não existe”. Ora, parece que tal afirmação carrega consigo uma certa contradição, concorda? Enfim, qual é a sua opinião acerca do ceticismo?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Explicação: 2
Veritas se refere a coisas que aconteceram. Aletheia refere as coisas que são, estão sendo . Emunah coisas que serão ou podem ser
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás