1)
De acordo com as Orientações Curriculares do Ensino Médio, "[...] o desenvolvimento da leitura, da comunicação oral e da escrita como práticas culturais contextualizadas. Imaginamos que a proporcionalidade do que deve ser trabalhado nas escolas de cada região deva ser avaliado regionalmente/localmente, levando em conta as diferenças regionais/locais no que tange às necessidades. Recomendamos que todas essas habilidades comunicativas sejam trabalhadas ao longo dos três anos do ensino médio." (BRASIL, 2006, p. 111)
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Curriculares do Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, EMTEC, 2006. v. 1.
Com base nisso é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
No ensino médio, durante os três anos, deve-se priorizar o trabalho com a oralidade, afinal passamos mais tempo nos comunicando oralmente.
b)
No ensino médio, durante os três anos, deve-se priorizar o trabalho com a escrita, afinal é por meio da escrita que somos avaliados nas provas e nos concursos.
c)
A variações culturais existentes no Brasil não devem ser consideradas na comunicação oral, logo a cultura das regiões não precisam ser contempladas.
d)
A forma de comunicação oral e a forma que se utiliza a escrita das metrópoles devem ser vistas como superiores às cidades do interior.
e)
O trabalho com a oralidade e escrita na escola deve considerar as variações culturais e durante os três anos do ensino médio todas as habilidades comunicativas devem ser trabalhadas.
Alguém pode me ajudar com essa?
Soluções para a tarefa
Está correta a alternativa E "O trabalho com a oralidade e escrita na escola deve considerar as variações culturais e durante os três anos do ensino médio todas as habilidades comunicativas devem ser trabalhadas.".
Explicação:
Na alternativa A, temos a afirmação errônea sobre que a oralidade deve ser priorizada. Da mesma forma a alternativa B afirma que a escrita deve ser priorizada. Ambas estão incorretas, visto que o texto nos diz que ambas as práticas devem ser desenvolvidas, assim como também a leitura, como práticas culturais contextualizadas.
A alternativa C também está incorreta porque as variações culturais existentes no Brasil devem, sim, ser consideradas não somente na comunicação oral mas também no desenvolvimento da leitura e escrita.
A alternativa D erra ao afirmar que existe superioridade cultural da escrita das metrópoles. O texto é sobre a importância da contextualização cultural.
Resposta:
O trabalho com a oralidade e escrita na escola deve considerar as variações culturais e durante os três anos do ensino médio todas as habilidades comunicativas devem ser trabalhadas.
Explicação: