1. De acordo com a vídeo aula, o que representou de fato a Abolição dos escravos no Brasil? Explique!
2. Fale sobre as leis abolicionistas que antecederam a libertação dos negros no Brasil.
3. Por quais motivos o "Dia da Consciência Negra", é vivenciado no dia 20 de novembro e não no dia 13 de maio ( dia da abolição)?
4. Depois da abolição (13 de maio de 1888), qual foi o destino dos ex-escravos brasileiros?
Soluções para a tarefa
1. Efetivamente a Lei Aurea representou o fim de mais de 300 anos de trabalho servil e de opressão dos negros no Brasil, contudo a efetivação da liberdade não resultou em mudança substancial na vida dos antigos escravos. ...
2. As leis abolicionistas são como conhecemos a legislação que promovia a emancipação dos escravos de maneira gradual, elas foram aprovadas entre a Lei Eusébio de Queirós (1850) e a Lei Áurea (1888). As leis aprovadas nesse período foram a Lei dos Ventre Livre (1871) e a Lei dos Sexagenários (1885).
3. Homenagem ao monumento Zumbi dos Palmares, no Rio de Janeiro, no dia da Consciência Negra em 2019. ... Nesse artigo falaremos sobre o Dia Nacional da Consciência Negra, que é celebrado no Brasil no dia 20 de novembro.
4. O fim da escravidão no Brasil deixou o ex-escravo abandonado à própria sorte. No dia 13 de maio de 1888, chegou ao fim o trabalho escravo no Brasil. Após quatro séculos de escravidão, tortura e maus-tratos, os negros estavam libertos perante a lei.