1 – De acordo com a Patrística, marque a opção INCORRETA:
(a) A perspectiva cristã introduziu algumas distinções que romperam com a idéia grega de uma participação direta e harmoniosa entre o nosso intelecto e a verdade. O cristianismo fez distinção entre razão e fé, verdades reveladas e verdades racionais, Matéria e espírito, corpo e alma; afirmou que o erro e ilusão são parte da natureza humana em decorrência do caráter pervertido de nossa vontade, após o pecado original.
(b) Nesta fase, para impor as idéias cristãs, os Padres da Igreja as transformaram em verdades reveladas por Deus, através da Bíblia e dos Santos, que, por serem decretos divinos, seriam dogmas, isto é, irrefutáveis e inquestionáveis.
(c) Um dos temas mais presentes na Patrística são as provas da existência de Deus, isto é, demonstrações racionais da existência do infinito criador e do espírito humano imortal.
(d) A Patrística introduz idéias desconhecidas pelos gregos como a idéia de criação do mundo, trindade una, de juízo final e de ressurreição dos mortos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
É correta a alternativa C.
Os adeptos da Patrística defendiam a tese de que a Razão era inferior, por sua própria natureza como um atributo essencialmente humano, à Fé, de modo que quando a Fé e a Razão entrassem em conflito (como na pergunta se Deus existe), não deveria ser tomada uma via racional para tentar resolver a disputa, mas sim a via da Fé, de modo que a "prova" de que Deus existe era tida pela Fé, pela Revelação, e não pela Razão.
Com isto em mente, alguns dos elementos mencionados em D são também falsos: os gregos tinham mitos sobre a ideia de ressurreição (de modo que concebiam esta ideia) e sobre a criação do mundo.
Perguntas interessantes