1 - Dê a definição e 1 (um) exemplo dos seguintes conceitos: a) Genótipo b) Fenótipo c) Homozigoto d) Heterozigoto e) Alelo f) gametas g) diplóide h) haplóide i) locus gênico j) gene k) autossomo l) parental
Soluções para a tarefa
Resposta:
genotipo: O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo.
fenotipo: O termo “fenótipo” (do grego pheno, evidente, brilhante, e typos, característico) é empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas e comportamentais.
homozigoto: Quando dizemos que um indivíduo é homozigoto para determinada característica, estamos dizendo que ele possui dois alelos iguais para aquele caráter.(
heterozigoto: Quando falamos que um indivíduo é heterozigoto, estamos dizendo que os alelos para determinada característica são diferentes.(MELANINA)
alelo: Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos.
gametas: Gametas são as células responsáveis pela reprodução sexuada.
diploides: Células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos cromossômicos, ou seja, os cromossomos nessas células estão dispostos aos pares.
haploide: Células haploides (n) são aquelas que possuem apenas um conjunto cromossômico. O processo responsável por formar células com metade do número de cromossomos de uma espécie é a meiose.
locus genico: Locus na genética é o local fixo num cromossomo onde está localizado determinado gene ou marcador genético.
gene: O gene nada mais é do que uma sequência específica do DNA que contém as instruções necessárias para a síntese de uma proteína ou molécula de RNA.
autossomo: São cromossomas que não estão ligados ao sexo. Eles fazem parte do patrimônio genético da espécie, conjuntamente com os cromossomas sexuais.
O ser humano possui 44 autossomos.
parental: Relativo aos pais; relacionado com as pessoas que, conjunta ou separadamente, assumem as responsabilidades nos cuidados de uma criança: amor parental; responsabilidade parental.