História, perguntado por contaprabrainly0, 6 meses atrás

1- Das rebeliões internas ocorridas no Brasil durante o Segundo Reinado,
destaca-se o sentido social da Revolução Praieira de 1848. Esta rebelião
tinha um caráter profundamente liberal, por isso, uma das suas propostas
era:

a) o governo rebelde aprovou uma Constituição que tornava cidadãos brasileiros os portugueses residentes no Brasil.

b) pelo "Manifesto ao Mundo" os revoltosos pregavam o voto livre e universal para os brasileiros.

c) o imperador Pedro Il estabeleceu uma política de conciliação, anistiando os líderes revoltosos e integrando-os ao Senado Vitalício.

d) entre as intenções dos revoltosos estava o desejo de livrar-se dos impostos
excessivos sobre a extração do ouro.

e) o movimento visava a isentar de servir no Exército chefes de familia e proprietários rurals​

Soluções para a tarefa

Respondido por sarasac89
2

Resposta:

A Revolução Praieira estendeu-se de 1848 a 1850, na província de Pernambuco, sendo a última revolta provincial ocorrida no Brasil durante o Período Imperial. Esse acontecimento foi motivado pelas disputas políticas travadas entre praieiros e conservadores durante a década de 1840.

Na década de 1840, o Brasil estava no começo do reinado de D. Pedro II, coroado imperador em 1840 após o Golpe da Maioridade. Era um momento de acomodação política, mas também existiam tensões manifestas no país. A província de Pernambuco, uma das mais importantes do país, também enfrentava suas questões e acabou sediando a última rebelião provincial do Império no Brasil.

Primeiramente havia tensões na província de Pernambuco por conta da dificuldade de obtenção de mão de obra escrava. A partir de 1845, o Bill Aberdeen entrou em vigor, e a entrada de africanos escravizados no Brasil se tornou mais complicada. IsA economia pernambucana estava em crise porque a atividade açucareira estava decadente e isso afetava principalmente a vida das camadas mais pobres da província, porque o custo de vida aumentava cada vez mais. Outro problema que afetava Pernambuco era o desabastecimento de víveres, um problema antigo na província e que, desde a época de Maurício de Nassau, afetava a população.

Outro problema que era muito questionado pela população de Recife era a falta de empregos. Essa questão se agravou quando diversas obras públicas foram interrompidas ou finalizadas na gestão dos praieiros. O alto desemprego fez com que a xenofobia da população local fosse canalizada contra os portugueses, pois grande parte do comércio varejista estava nas mãos deles.

Por último e muito importante estava a briga política travada em Pernambuco. Essas disputas políticas pernambucanas tinham seu fator regional, mas, em geral, era uma reprodução da disputa entre Partido Liberal e Partido Conservador que acontecia no Rio de Janeiro. A briga política foi o fator definidor para que a Revolução Praieira acontecesse.

Espero ter ajudado!!! :)

obs: pode marcar como a melhor para me ajudar?


contaprabrainly0: mas qual seria a alternativa correta?
contaprabrainly0: ok
Perguntas interessantes