1. Das características acima, quais podemos notar no poema SABIÁ? *
1 ponto
a) I, II e III.
b) II, III, e IV.
c) II, IV e V.
d) IV, V e VI.
2. No trecho “Teu canto é doce, como é doce a vida”, notamos duas figuras de linguagem. Que figuras são essas? *
1 ponto
a) sinestesia e comparação.
b) metáfora e comparação.
c) metáfora e metonímia.
d) sinestesia e metáfora.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1c II, IV, e V 2a sinestesia e comparação
Explicação:
Classroom
O poema "Sabiá", de Júlia da Costa, apresenta: 1-C, 2-A.
1. Júlia da Costa (1844-1911), poetisa sulista brasileira, foi a primeira mulher brasileira a publicar um livro de poesias.
Seus escritos são diversos. Além de escrever sobre temas corriqueiros, a poetisa escreve sobre moda, paisagens, eventos do dia a dia, sentimentalismo e exaltação da natureza, como nos poemas "Sabiá" e "Minha Terra".
Atualmente, há uma rua em Curitiba com o nome da escritora, a fim de homenageá-la e lembrar da sua figura na literatura nacional.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/35962535
2. No trecho "Teu canto é doce, como é doce a vida", do poema "Sabiá", Júlia da Costa utiliza as figuras de linguagem sinestesia e comparação.
Na Sinestesia, o que prevalece são os cinco sentidos sensoriais do corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato), a fim de gerar uma semântica discursiva.
Quando a poetisa usa a expressão "canto doce", ela mexe com a percepção humana em relação à audição, ao paladar e ao olfato.
Há a figura de linguagem "comparação", porque há a palavra "como", tendo sentido comparativo entre o canto doce e a doce vida.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/13866493