1) Das alternativas abaixo, qual representa um fenômeno inverso ao da pleiotropia:
a) interação gênica
b) epistasia
c) criptomeria
d) polialelia
e) alelos múltiplos
2) Um par de genes está envolvido na determinação de um fenótipo, é o que se verifica nos casos de herança mais simples, incluindo a herança ligada ao sexo e os alelos múltiplos. Porém existem situações em que vários genes situados em cromossomos diferentes somam seus efeitos na determinação de uma mesma característica fenotípica. Também existem casos em que um par de genes é responsável por mais de uma característica. Marque a alternativa correta:
a) epistasia é um caso especial de interação gênica em que um par de genes ativa a ação do outro par, potencializando a sua manifestação.
b) pleiotropia é um fenômeno em que um par de genes alelos condiciona o aparecimento de várias características no mesmo organismo.
c) interação gênica ocorre quando um gene é responsável por diversos fenótipos em um mesmo organismo.
d) a Síndrome de Marfan é um exemplo de herança quantitativa, pois um único gene acaba por gerar várias características na pessoa afetada.
e) pleiotropia ocorre quando genes têm efeitos aditivos, podendo haver mais de um fenótipo a depender da constituição genética do indivíduo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
não sei serio tio divciusão mano?
Respondido por
3
Resposta:
1:A/ 2:E(essa eu não tenho certeza).
Explicação: 1.Ao efeito inverso, quando múltiplos genes controlam a mesma característica, dá-se o nome de hereditariedade poligénica, Interação gênica, ou, ainda, Herança Quantitativa.
pode não estar certa.
giovaniulmer:
1-A 2-B
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás