1. Dada o conjunto de instruções em assembly
9 ....
10 MOVE RA, 3
11 MOVE RB, 4
12 MOVE RC, 0
13 ADD RC, RA
14 SUBRB, 1
15 JUMP NZ, 13
16 MOVE 5, RC
17 .....
Indique qual o processamento realizado pelo código assembly:
A) 10+10+10
B) 3+13
C) 3+4+13
D) 3*4+!*13
E) 3*4
PERGUNTA 10 = V-V-V-F-F
Soluções para a tarefa
Resposta: 9/10
PERGUNTA 1
Em linguagem de montagem assembly, um rótulo:
( ) É identificador da instrução ou de uma constante.
( ) É usado com mais frequência em instruções de desvio.
( ) É o nome da operação ou função da sentença da linguagem de montagem.
( ) Permite que o montador o defina como equivalente ao endereço para o qual será carregado o primeiro byte do código-objeto gerado para essa instrução.
( ) Pode usar o rótulo como um endereço ou como dados no campo de endereço de outra instrução.
Assinale a alternativa correta:
V – V – F – V – V.
PERGUNTA 2
A estrutura de sentença da linguagem de montagem é composta pelos seguintes quatro elementos na seguinte ordem:
Rótulo, Mnemônico, Operando(s), Comentário.
PERGUNTA 3
Em linguagem de montagem assembly, um comentário:
é ignorado pelo montador.
PERGUNTA 4
Sobre tratamento de interrupção, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Interrupções podem ser causadas devido ao término de operação de E/S, a chegada de um dado em uma interface de rede, a uma tecla pressionada, e a um click no mouse.
( ) As interrupções podem ser eventos gerados assincronamente à atividade regular do sistema.
( ) No processador, o tempo de servir a interrupção é descontado do quantum do processo em execução (time-slice).
( ) A interrupção permite aos dispositivos periféricos sincronizarem a sua operação com a CPU.
Interrupção libera a CPU de ficar verificando se algum periférico pretende reportar algum evento (“polling”) e evita desperdício de tempo de CPU.
( ) A ocorrência de uma interrupção força uma mudança no fluxo de controle da CPU, pois esse fluxo é transferido para uma rotina de tratamento da interrupção correspondente.
( ) O tratador de interrupção é na maioria das vezes assíncrono (sem comunicação entre o programa interrompido e o tratador), mas existe interrupção síncrona, como o caso do Trap.
Assinale a alternativa correta:
V – V – V – V – V.
PERGUNTA 5 - ERREI ESTA
Dada o conjunto de instruções em assembly
imagem:
Indique qual o processamento realizado pelo código assembly:
3*4
3+4+13 <-----ASSINALADA INCORRETA
10+10+10
3*4+!*13 <-----ASSINALADA INCORRETA
3+13
PERGUNTA 6
Quais as situações a seguir é recomendável o uso de linguagem de montagem:
( ) Para abstrair detalhes do computador e aumentar a produtividade dos programadores.
( ) Para programar microprocessadores.
( ) Para criar aplicações a ser portadas para vários sistemas diferentes.
( ) Para construir uma rotina otimizada.
( ) Para manipular recursos físicos de tal forma que não consiga ser expressa na linguagem de alto nível.
Assinale a alternativa correta:
F – V – V – V – V.
PERGUNTA 7
Uma interrupção não é gerada:
pelo acesso ao contador de programa.
PERGUNTA 8
Linguagem de montagem
I. usa muitos nomes simbólicos (mnemónicos), incluindo a atribuição de nomes em posições específicas da memória principal e das instruções para operar o computador.
II. tem como exemplo Assembly.
III. é específica de cada arquitetura de computadores.
IV. é composta também de instruções que não são executadas diretamente, mas que são úteis para o montador produzir o código de máquina.
V. consiste em instruções executadas diretamente pelo processador.
Assinale a alternativa correta:
I, II e IV são corretas.
PERGUNTA 9
Sobre as diferenças entre código-fonte, código de máquina e interpretadores, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Os compiladores usam o código fonte e criam um programa semanticamente equivalente, porém escrito em outra linguagem, código objeto.
( ) Código-fonte é uma sequência de comandos ou instruções geralmente numa linguagem código de máquina (i.e., binária ou bytecode).
( ) Nas novas linguagens Phyton, PHP, Haskell, Lua, Ruby, Java, programadores escrevem código que os interpretadores interpretam e o convertem em código executável.
( ) Um interpretador lê um código fonte, linha a linha, e converte a informação lida em código objeto à medida que o executa
( )Um interpretador lê um código fonte e converte o código fonte por inteiro e depois o executa.
Assinale a alternativa correta:
V – F – V – V – V.
PERGUNTA 10
Sobre chamada de sistema, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Chamada de sistema é o mecanismo pelo qual um programa de usuário solicita um serviço do sistema operacional.
( ) Chamada de sistema é uma interface essencial entre um processo e o sistema operacional.
( ) Historicamente, as chamadas ao sistema são feitas com int $0x80.
( ) Chamada de sistema é uma estrutura de dados do tipo pilha associada ao tratamento de interrupções.
( ) Um contador de programa é um tipo de chamada de sistema.
Assinale a alternativa correta:
V – F – F – V – F.
Explicação:
PERGUNTA 9 = V-F-V-V-F
PERGUNTA 10 = V-V-V-F-F
Resposta:
A resposta é 10+10+10
Explicação:
Procurei muito a resposta dessa mal_dita questão mas infelizmente a resposta veio por eliminação das erradas. Boa sorte!