Filosofia, perguntado por mirandalariss, 5 meses atrás

1 Contextualize a teoria política moderna.

2 Quais as renovações da Vida em sociedade com as influências dos renascentistas?

3 Como deveria agir um príncipe, segundo Maquiavel? Explique.

4 Quais as características o príncipe deveria possuir para ser um bom governante?

5 Quais as características investigadas por maquiavel no início da idade moderna na sociedade?

6 Qual o papel do destino para um príncipe virtuoso segundo maquiavel?

7 Por que Maquiavel tornou-se uma referência funda mental da política moderna? Explique​

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
0

1. A idade moderna compreende o período entre 1453, com tomada de Constantinopla pelos turcos, indo até 1789, com a Revolução Francesa. Neste período a teoria política se volta para a centralização do poder dos reis e do Estado forte com a diminuição do poder da Igreja e sem a participação da população.

2. O renascimento trouxe as ideias humanistas, o racionalismo e cientificismo. Houve o desenvolvimento das cidades, do comercio, das navegações. A sociedade vivia um momento da prosperidade econômica e cultural.

3. Maquiavel inaugurou o pensamento político moderno. Para ele, o príncipe deveria agir  de forma equilibrada, sem confiar ou desconfiar demais. Deveria seguir as leis mas se necessário deveria saber ser violento também.

4. Para ser um bom governante, um príncipe deveria ser tanto bom quanto mal. Isto é, deveria agir segundo a necessidade e não pela moralidade.

Um bom governante deveria ser guiado pela virtu, a capacidade de promover a harmonia e estabilidade do seu reino e pela fortuna, sem se deixar levar pelo acaso, deveria saber providenciar estrategicamente a manutenção do seu reino.

5. Maquiavel investigou a história para reconhecer as necessidades e qualidades das situações e dos governantes, que serviu de maneira pedagógica para orientar um alargamento do entendimento de política.

6. Para Maquiavel, um príncipe deve ser guiado pelo virtú: a capacidade de agir conforme as circunstâncias e pela fortuna: a necessidade de agir estrategicamente na manutenção de seu poder. Portanto, a ação do destino deve ser enfrentada com articulação política, não como uma sentença predeterminada.

7. Por que Maquiavel inaugurou o pensamento centralizador do poder que visava a manutenção do reino, mediado pelas ações e suas consequências. Um bom governante não poderia cometer excessos e pensar sempre na manutenção do seu reino,

Maquiavel e a política moderna

Maquiavel inaugurou uma nova maneira de fazer política, introduzindo uma ampla visão de realização do governante e manutenção do poder e do governo: o que fazer e como ser um bom governante.

A noção de virtu e fortuna, para Maquiavel, eram determinantes para os governantes. A Virtu, não a moralidade religiosa, mas a competência e a habilidade de agir conforme as circunstâncias guiada pela fortuna, a capacidade de prever e determinar estratégias, caracterizavam a excelência no agir dos príncipes.

Aprenda mais sobre Maquiavel e a política moderna em: brainly.com.br/tarefa/11015195

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes