1) Construa um quadro comparativo com os tipos de transporte passivos estudados, estabelecendo as principais diferenças entre eles
2) Estabeleça a relação entre os diversos tipos de transporte passivo e sua importância no funcionamento do organismo humano.
3) Cite exemplos do cotidiano, onde podemos observar os diferentes tipos de transporte passivo.
4) Escreva um resumo, contextualizando o transporte por difusão facilitada da glicose, relacionando com a ação da insulina e a ocorrência do diabetes.
5) Acesse o quiz abaixo e teste os seus conhecimentos sobre a composição da membrana plasmática e os transportes passivos da membrana.
Soluções para a tarefa
Resposta:1 Você já ouviu falar em membrana semipermeável? Como
funcionam esses meios de transporte realizados pela
membrana celular? Será que todas as substâncias podem
adentrar a célula? Como ocorre essa seleção, pela membrana?
Será que existe algum gasto de energia, por parte da célula?
As membranas semipermeáveis são poliméricas e comumente empregadas em processos de transporte de uma substância de uma região para outra.
As membranas semipermeáveis são muito úteis no processo de osmose, que pode ser definido como sendo o movimento de dentro para fora das células por meio da superfície da membrana semipermeável.
O fluxo na osmose é da água partindo do meio menos concentrado para um meio
mais concentrado.
Então, o uso de membrana semipermeável serve para equilibrar os dois lados da membrana, já que o meio rico em soluto é diluído pelo solvente, que é a água.
Não existe algum gasto de energia, por parte da célula, quando ocorre o processo de osmose.
1 Construa um quadro comparativo com os tipos de transporte
passivos estudados, estabelecendo as principais diferenças
entre eles.
Transporte Passivo Simples
Transporte passivo facilitado
As moléculas movimentam-se do lugar mais concentrado para o menos concentrado num mesmo soluto. Para que ocorra, a membrana deve ser semipermeável, e haver diferença de concentração entre os elementos.
Há participação das proteínas permeases, que permitem passagem de substâncias maiores de forma mais rápida.
2 Estabeleça a relação entre os diversos tipos de transporte passivo
e sua importância no funcionamento do organismo humano.
Os processos de transporte passivo são divididos em difusão simples e difusão facilitada.
Esses transportes consistem na passagem de substâncias através da região lipídica da membrana plasmática, vindo de um local de maior concentração para outro de menor concentração.
A difusão facilitada e a difusão simples estabelecem uma relação ao tratar do mesmo processo de transporte passivo, que funciona através da membrana celular.
A maior diferença entre eles é que na difusão facilitada existe o auxílio de proteínas, que são chamadas de permeases.
3 Cite exemplos do cotidiano, onde podemos observar os diferentes
tipos de transporte passivo.
Nos peixes de água doce e salgada.
Explicação: Peixes de água doce não bebem água pois a água entra por osmose no corpo deles. Os peixes de água salgada tem que beber água em que vivem pois eles expulsam muita água por osmose também, para não desidratar eles fazem isso.
4 Escreva um resumo, contextualizando o transporte por difusão
facilitada da glicose, relacionando com a ação da insulina e a
ocorrência do diabetes.
A glicose, na maioria das vezes, entra na célula por um processo de difusão facilitada. Nesse caso, temos um transporte a favor do gradiente de concentração que ocorre graças à presença de proteínas transportadoras denominadas GLUTs. A chamada GLUT 4 é uma proteína transportadora sensível à insulina, hormônio que aumenta a capacidade de transporte de glicose para o interior da célula e que atua, principalmente, nos tecidos musculares e adiposos.
Explicação:
1) Pode-se criar um quadro comparativo expondo as características entre o transporte passivo simples e o transporte passivo facilitado.
Portanto, no quadro comparativo pode-se expor:
- O transporte passivo simples é uma categoriacategoria de transporte passivo que ocorre apenas na superfície, onde as substâncias podem se difundir pela superfície de uma membrana;
- O transporte facilitado passivo, ou PFT, é um fenômeno de transporte no qual um gás é transportado enquanto é solvatado por um líquido;
- Foi teorizado pela primeira vez em 1902 por Walter Nernst, que sugeriu que o transporte de íons de hidrogênio de um ácido para a água poderia ser explicado por esse mecanismo.
Aprenda mais sobre o transporte passivo simples e facilitado em: https://brainly.com.br/tarefa/26867458
2) A relação entre os transportes passivo e a importância no funcionamento do organismo humano, se justifica por ser por meio dele que é feito o transporte de nutrientes para o corpo humano.
Verifiquemos a relação entre o movimento de substâncias e o organismo:
- O transporte passivo é o movimento de substâncias através de uma membrana biológica ou através de uma membrana celular, bem como através de outras membranas semipermeáveis, sem o uso de energia;
- É crucial para o funcionamento de um organismo. Por exemplo, nutrientes e íons entram nas células passivamente via difusão para poderem ser usados para processos celulares como glicólise e fosforilação oxidativa.
Aprenda mais sobre o transporte passivo e sua importância no organismo em: https://brainly.com.br/tarefa/17653418
3) Pode-se citar o ar condicionado de um veículo automotor como um exemplo de transporte passivo.
Verifiquemos os exemplos de transporte passivos do cotidiano:
- O transporte passivo pode ser observado em muitas situações da vida cotidiana;
- Por exemplo, quando estamos no carro e o ar condicionado está ligado, estamos experimentando o transporte passivo. Também está presente em nossas casas quando usamos um umidificador ou um desumidificador para manter um clima interno saudável;
- Por exemplo, normalmente usamos transporte passivo quando andamos ao ar livre e o vento sopra o pólen de uma árvore e o inalamos. O pólen adere às nossas roupas sendo transportado para outros lugares do nosso corpo.
Aprenda mais sobre os diferentes tipos de transporte passivo em: https://brainly.com.br/tarefa/30413842
4) O transporte por difusão facilitada da glicose, relacionada com insulina e a ocorrência do diabetes.
Saibamos a relação entre a insulina e a diabetes:
- Diabetes é uma condição comum e grave que faz com que muita glicose se acumule no sangue;
- O transporte de açúcar entre as células é normalmente realizado por difusão facilitada;
- Quando os níveis de insulina caem, a concentração de glicose na corrente sanguínea aumenta e, eventualmente, excede a capacidade da membrana da célula de permitir que ela entre.
Aprenda mais sobre a relação do transporte por difusão facilitada e a glicose em: https://brainly.com.br/tarefa/18408864
5) Deve ser acessado o quiz e testar os conhecimentos sobre a composição da membrana plasmática e os transportes passivos.
Observemos as características da membrana plasmática e os transportes passivos da membrana:
- A membrana plasmática é uma lâmina fina e multicamada de fosfolipídios e proteínas que envolve toda a célula. Atua como uma barreira seletivamente permeável que controla quais substâncias podem entrar e sair da célula;
- O transporte passivo é um processo pelo qual uma substância se move de sua localização original para outra pela ação da gravidade.
Aprenda mais sobre as características da membrana plasmática em: https://brainly.com.br/tarefa/12662142
![](https://pt-static.z-dn.net/files/d36/0ce387c6584e3625b8fabb3b43af09d4.jpg)