1- Constituiram-se fatores externos e internos para a imigração europeia no Brasil do Segundo Império, respectivamente,
a)As perturbações políticas e sociais em países europeus / a extinção do tráfico de escravos no Brasil.
b) A transferência da Corte Portuguesa / a abertura dos portos no Brasil.
c) A escassez de escravos / a busca de trabalhadores asiáticos.
d) O avanço do imperialismo europeu na África / a proclamação da República.
e) A fuga de refugiados da Primeira Guerra Mundial / a preponderância da pequena propriedade rural.
2- A partir da década de 1970, ganhou espaço a interpretação de que o imperialismo inglês foi a causa da Guerra do Paraguai, deflagrada em dezembro de 1864. Segundo essa vertente, o trono britânico teria utilizado o Império do Brasil, a Argentina e o Uruguai para destruir um suposto modelo de desenvolvimento paraguaio, industrializante, autônomo, que não se submetia aos mandos e desmandos da potência de então. Estudos desenvolvidos a partir da década de 1980, porém, revelam um panorama bastante distinto.
Os novos estudos sobre a Guerra do Paraguai.
a) Realçam a importância do Uruguai e da Argentina como provocadores desse conflito regional porque defendiam que a navegação do estuário do Prata fosse exclusividade dessas nações, trazendo imediato prejuízo à Inglaterra.
b) Demonstram como a inabilidade diplomática das nações envolvidas provocou uma guerra prolongada e muito cara, que, em última instância, gerou forte dependência econômica da região durante o resto do século XIX.
c) Atribuem a responsabilidade do conflito aos quatro países envolvidos, que estavam em um momento particular de suas histórias, porque se encontravam em meio aos processos de construção e consolidação dos Estados Nacionais.
d) Apontam para o expansionismo territorial do Império do Brasil como o principal causador dessa guerra, como pode ser verificado por meio das pretensões brasileiras por territórios divisos com o Paraguai e a Argentina.
e) Questionam a superioridade militar da aliança entre Argentina, Brasil e Uruguai e consideram que a vitória dessas nações derivou mais de algumas circunstâncias favoráveis do que da competência bélica.
3- A Guerra do Paraguai (1864-1870) foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul, no século XIX. Acerca desse acontecimento, está correto afirmar que:
a) Embora o Brasil tenha sido o grande vitorioso, o Chile foi o país que mais se beneficiou com a guerra e o final da guerra ocorreu com a rendição de Solano Lopez, ditador paraguaio.
b) A Argentina aliou-se ao Paraguai, tendo o Brasil como principal inimigo em suas batalhas, e os maiores prejudicados da guerra foram a economia e o povo argentinos.
c) A política isolacionista do Brasil foi o principal fator que provocou o conflito armado, e a Bolívia, nação pouco desenvolvida, necessitava conquistar novas terras e mercados.
d) A entrada de tropas brasileiras no Uruguai foi um dos fatores que desencadeou o início da guerra e o Exército brasileiro contou com a participação de escravos negros.
e) O principal fator que motivou a guerra foram os interesses britânicos na economia do Paraguai, e o Uruguai conquistou sucessivas vitórias contra o Brasil, antes do final da guerra.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
eu não entendi nada têm muita letra
Perguntas interessantes