1)
Constitui o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio ou constatação de um fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente.
Alternativa que representa os conceitos acima é:
Alternativas:
a)
Pericia técnica
b)
Pericia Arbitraria
c)
Pericia Operacional
d)
Pericia previdenciária
e)
Perícia Contábil
2)
É uma atividade de avaliação, independente dentro da organização, para a revisão da contabilidade, finanças e outras operações, como base para servir à administração. Podemos conceituá-la, também, como um controle gerencial que funciona por meio de medição e avaliação da eficiência e eficácia de outros controles. Deve ser entendida como uma atividade de assessoramento à administração quanto ao desempenho das atribuições definidas para cada área da empresa, mediante as diretrizes políticas e objetivos por aquelas determinados.
Alternativa que representa os conceitos acima é:
Alternativas:
a)
Pericia contábil
b)
Auditoria Geral
c)
Auditoria de Gestão
d)
Auditoria de Sistemas informatizados
e)
Auditoria Interna
3)
Aquela realizada junto a área contábil e tem por objetivo identificar a adequação dos registros e procedimentos levados a efeito na empresa, a qualidade dos controles internos existentes, a observação das normas e regulamentos traçados pela administração, bem como a avaliação da correta aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade.
Alternativa que representa os conceitos acima é:
Alternativas:
a)
Auditoria Contábil
b)
Auditoria Gerencial
c)
Auditoria externa
d)
Auditoria Operacional
e)
Auditoria Pública
4)
Atualmente, Auditoria pode ser definida como o levantamento, o estudo e a avaliação sistemática de transações, procedimentos, rotinas e demonstrações contábeis de uma entidade, com o objetivo de fornecer aos seus usuários uma opinião imparcial e fundamentada em normas e princípios sobre sua adequação. Com base na definição conceitual de auditoria, é possível classificá-la em dois tipos: a ___________________ e a ___________________.
Alternativa que completa o conceito é:
Alternativas:
a)
Internos e Externos
b)
Operacional e Contábil
c)
Financeira e Gerencial
d)
Princípios e Normas
e)
Procedimentos e Controles
5)
Quanto aos deveres, sempre que for nomeado em juízo, o perito contador deverá aceitar o encargo, podendo recusar-se da indicação sempre que houver motivo legítimo para tal escusa. Entendem-se como justos e legítimos os seguintes motivos:
I.Não ter conhecimento técnico sobre a especialidade da perícia em questão;
II.Quando possui algum grau de parentesco, até segundo grau, com qualquer uma das partes da ação;
III.Quando honorário for muito alto e o pagamento for parcelado.
IV.Quando morar em outra cidade.
Está correto:
Alternativas:
a)
Apenas III
b)
Apenas III e IV
c)
Apenas I e IV
d)
Apenas I e II
e)
Apenas IV
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-E Pericia Contábil
2-E Auditoria Interna
3-A Auditoria Contábil
4-B Operacional e Contábil
5-D Apenas I e II
Explicação:
1 – e) Perícia Contábil.
A perícia contábil compreende os procedimentos de ordem técnica e científica que busca elementos comprobatórios que subsidiem a constatação de um fato contábil.
2 – e) Auditoria Interna.
A auditoria interna é uma atividade avaliativa que busca fazer revisão de elementos da contabilidade, de finanças e demais operações visando o melhor controle por parte da organização.
3 – a) Auditoria Contábil.
A auditoria contábil é realizada na área da contabilidade e visa a identificação de que os registros e procedimentos estão adequados.
4 – b) Operacional e Contábil.
A auditoria é o conjunto de procedimentos que levantam, estudam e avaliam as transações, rotinas e demonstrações contábeis. Pode ser classificada em interna ou externa.
5 – d) Apenas I e II.
Em algumas situações, o perito contador pode se recusar a aceitar o encargo, alguns exemplos são o mesmo considerar que não tem conhecimento técnico a respeito da perícia em questão ou ser parente até segundo grau de alguma parte da ação.
Bons estudos!