Português, perguntado por michelnd, 5 meses atrás

1 - Considere o trecho "foi de incerta feita - o evento. Quem pode esperar coisa tão sem pés nem cabeça? Eu estava em casa, o arraial sendo todo tranquilo. parou me a porta a tropel. Cheguei a Janela."

a) Nesta passagem é possível reconhecer o espaço em que se passa essa história? aponte textualmente termos que indiquem a localização da narrativa.

2 - Em "aquele homem para proceder da forma só podia ser um brabo sertanejo, jagunço até na escuma do bofe", qual alternativa abaixo explica melhor quem era o cavaleiro?

3 - Este eu- protagonista que narra a história é alguém letrado ou instruído? Qual era o seu ofício? Como se pode chegar a essa conclusão? explique.

4 - Damázio, o antogonista, pede que a resposta do que ele havia questionado seja dita "em fala de pobre" o que isso quer dizer?​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por emilly3e
1

Resposta:

No trecho em destaque, pertencente ao conto "famigerado" de Guimarães Rosa, o autor apresenta algumas características de um dos personagens, "o cavaleiro", que não é nominado, ao menos nessa passagem.

Das passagens "tinha o ar de regê-los" e "intimara-os" é possível extrair que o personagem detinha uma postura altiva, de comando em relação aos demais cavaleiros, pela utilização dos verbos "reger" e "intimar".

Ao mesmo tempo o autor o apresenta como um indivíduo frio, que despreza seus semelhantes, com o uso das expressões "meio-gesto" e "desprezivo" e atribui-lhe ainda a característica da sagacidade, quando o define como "solerte".

Anexos:

emilly3e: pt cm a melhor,❤️
Perguntas interessantes