Geografia, perguntado por Bittencourt4131, 1 ano atrás

1. Considere o título do texto para explicar por que, segundo o autor, o Brasil não é uma sociedade multiétnica, como, por exemplo, Guatemala e Espanha.
2. Para o autor, a uniformidade cultural e a unidade nacional "não devem cegar-nos (...) para disparidades, contradições e antagonismos que subsistem debaixo delas". O que ele quer dizer com isso? Em sua opinião, quais seriam tais contradições, disparidades e antagonismos?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
123
Olá,

1) Para o autor, o povo brasileiro não pode ser considerado uma sociedade multiétnica porque, diferente de Espanha e Guatemala, possuir uma união nacional, uma identificação comum onde o brasileiro se reconhece como brasileiro antes de qualquer coisa.

Nesses outros países, existem minorias e etnias que se disputam para si o poder nacional, segundo o texto.

2) Apesar do autor admitir a união dos habitantes nacionais como simplesmente brasileiros, ele não nega a existência de diferenças na sociedade.

Não podemos fechar os olhos e simplesmente dizer "somos todos brasileiros, então somos tratados iguais" quando, na verdade, existem pessoas que sofrem por causa das suas diferentes origens. Podemos usar o exemplo do preconceito racial contra os afrodescendentes.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes