1. Considere o texto abaixo, leia o período de Otávio Augusto no governo de Roma e responda o que se pede :
Com relação as suas construções, Roma não correspondia, absolutamente, à grandeza do Império e, além disso, estava exposta às inundações, como também aos incêndios. Porém, Otávio Augusto fez dela uma cidade tão bela que pode se envaidecer, principalmente por ter deixado uma cidade de mármore no lugar onde encontrara uma de tijolos.
a) O que pretendia Otávio ao promover a série de reformas que causaram grande impacto social na capital do Império?
b) Identifique uma medida social e uma medida política estabelecidas por Augusto para adaptar a tradição romana ao novo momento.
2. Analise as considerações a respeito do escravismo em Roma e coloque, (V) nas Verdadeiras e (F) nas Falsas.
Até mesmo o agricultor pobre, quando podia, comprava um escravo ou uma escrava para trabalhar arduamente ao seu lado. ( )
As condições de vida de um escravo urbano dependiam mais das funções que ele exercia do que de sua realidade jurídica. ( )
O desenvolvimento do latifúndio no Império Romano contribuiu muito para a dissolução e não para a evolução da produção escravista. ( )
Não existem registros de abrigo dado a escravos por iniciativa de senhores proprietários. ( )
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
a. Otávio Augusto foi fundador do império Romano, por isso, realizou profundas transformações internas, com o intuito de aumentar a produtividade local, bem como intensificar as relações comerciais.
b. Reformas de Augusto na receita pública, responsável por aumentar a receita líquida local, regularizando a relação financeira entre Roma e as províncias.
2. Sequência correta: V, F, F, V. Há registros sim na história de abrigos que foram concedidos a escravos em tal período.
Perguntas interessantes