ENEM, perguntado por HEBERTYGUIMARAES, 1 ano atrás

1)
Considere o seguinte diálogo, estabelecido entre uma mãe e uma filha:

Filha: Mamãe, não sabe o que aconteceu comigo (chorando)

Mãe: Minha filha, me conte! O que fizeram com você?

Filha: Mamãe, estava na Faculdade quando João se aproveitou de mim.

Mãe: O que ele lhe fez?

Filha: Ele disse que me levaria até o ponto de ônibus, mas no meio do caminho, num local mais escuro, ele começou a me agarrar, tentou tirar minha roupa, a roupa dele... Eu consegui correr, mas foi horrível!

Mãe: Ah! Mas isso não vai ficar assim! Vamos procurar a polícia agora! Mas escute uma coisa minha filha, vestida assim... você estava pedindo para isso acontecer, mais cedo ou mais tarde....

A história acima faz referência a uma situação vivida pelas mulheres há vários anos. Em muitas ocasiões, nota-se que a própria sociedade acaba culpando a mulher quando esta é vítima de estupro. Isso se faz por meio de expressões do dia-a-dia como ela "merecia" ou ela pediu para ser estuprada por andar de saia numa festa. Essa história retrata, portanto, qual processo de vitimização?

Alternativas:

a)
Vitimização primária

b)
Vitimização agressiva

c)
Vitimização inocente

d)
Vitimização provocadora

e)
Vitimização terciária

2)
A vitimização terciária tende a atingir grupos sociais mais vulneráveis ou minorias que sofrem em decorrência de fragilidades físicas ou por diferença étnicas, preconceitos morais etc.

Diante disso, pergunta-se: qual dos grupos minoritários abaixo ainda não foi beneficiado por uma lei penal que tenha por finalidade reduzir os efeitos da vitimização terciária?

Alternativas:

a)
Índios;

b)
Mulheres;

c)
Pessoas com deficiência;

d)
Pessoas com orientações sexuais diversas;

e)
Crianças.

3)
Considere a seguinte reportagem:

"Ditadura militar enriqueceu grandes empreiteiras: Ao contrário do que dizem seus defensores, a ditadura brasileira foi muito corrupta. E mais do que isso: ao barrar construtoras estrangeiras das obras do 'milagre econômico', militares celebraram o casamento entre o Estado e as grandes empreiteiras".

Qual fenômeno ainda ocorre no Brasil no que se refere aos crimes econômicos e que foi retratado na reportagem acima? Aponte a única alternativa correta que responde este questionamento.

Alternativas:

a)
Cifras Douradas;

b)
Prognóstico clínico ineficaz;

c)
Prognóstico estatístico deficiente;

d)
Prevenção secundária;

e)
Cifra roxa.

4)
Quanto às "cifras", analise as assertivas a seguir:

I - O termo cifra negra (zona obscura, "dark number" ou "ciffre noir") refere-se à porcentagem de crimes não solucionados ou punidos, à existência de um significativo número de infrações penais desconhecidas "oficialmente";



II - Cifras cinzas: Consiste nos crimes não chegam ao conhecimento policial e que a vítima diretamente destes é o meio ambiente, como exemplo: maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domesticados,pichações de paredes, monumentos históricos, prédios públicos; fato que quanto se nota o dano causado, fato consumado, há grande dificuldade de se identificar a autoria por não se encontrar mais no local dos fatos quem o praticou, estando assim isento da punição (pena) pelo crime praticado;



III - Em se tratando especificamente da criminalidade das classes privilegiadas, surge a cifra dourada. Trata-se dos crimes denominados de "colarinho branco", tais como as infrações contra o meio ambiente, contra a ordem tributária, o sistema financeiro, entre outros, que se contrapõem aos considerados "crimes de rua" (furto, roubo, etc).



Agora, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:

a)
Estão corretas apenas as assertivas I e II.

b)
Estão corretas apenas as assertivas II e III.

c)
Estão corretas apenas as assertivas I e III.

d)
Está correta apenas a assertiva I.

e)
Está correta apenas a assertiva II.

5)
Texto base:instrução da população carcerária GRÁFICO NO ANEXO.

O gráfico acima foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça, oportunidade em que foram revelados os números assustadores sobre o grau de instrução entre os presidiários no Brasil. De acordo com a pesquisa 25% dos presos tinha ensino médio incompleto até superior completo e 75% não tinham nem mesmo o ensino fundamental completo.

Ao analisar esse gráfico, qual conclusão abaixo se pode chegar, de maneira correta?

Alternativas:

a)
Existe uma relação necessária entre pobreza e crime

b)
Somente os mais pobres são presos.

c)
A deficiência de instrução pode potencializar uma predisposição do indivíduo.

d)
Somente os não escolarizados são presos.

e)
Existe uma relação necessária entre pobreza, falta de instrução e crime.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por golfsilva
3

Resposta:

1-letra D, 2-letra A, 3-letra A, 4.letra C, 5-letra C,

Respondido por omaskara81
2

Resposta: 1 E 2D 3A 4C 5C

Explicação: 1-A a roupa da mulher deixou de ser um motivo de "convite" a sexo.

2-D desses grupos somente a diversidade sexual ainda nao tem leis especificas para punicao de seus agressores.

Perguntas interessantes