Português, perguntado por Viluvi, 1 ano atrás

1) Considere o poema: Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro. (In: ANDRADE, Oswald de. Obras completas. Volumes 6-7. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.) Observando-se as conjunções presentes no poema, analise as afirmativas: I) A conjunção "e", no terceiro verso, introduz uma oração coordenada aditiva. II) A conjunção "e", no quarto verso, introduz uma oração coordenada aditiva. III) A conjunção "mas", no quinto verso, introduz uma oração coordenada adversativa. É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliane6
30
Olá!!! Bom vamos lá!

A resposta correta para a nossa questão é o que se afirma na número III- A conjunção "mas", no quinto verso, introduz uma oração coordenada adversativa, isso porque o mas sempre será uma conjunção adversativa, fazendo assim com que ele dê esse efeito de contradição, que é o que justamente acontece no poema.

Repare que antes temos uma 'conversa' entre os versos anteriores e por esse e outros motivos não podemos dizer que temos as outras alternativas corretas.Não se esqueça que esse é um poema clássico da literatura brasileira.

Espero ter ajudado em algo!

Vinniciuus97: Obrigado# :) essa eu errei feio se tivesse 1,2 e 3 eu teria escolhido... grato!
Respondido por anaadmjmf
1

Resposta:

Explicação:

CORRIGIDO PELA AVA

Perguntas interessantes