Português, perguntado por elietylopes1, 1 ano atrás

1) Considere o poema a seguir: Poética Estou farto do lirismo comedido Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e [manifestações de apreço ao Sr. diretor. Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o [cunho vernáculo de um vocábulo Abaixo os puristas [...] Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bêbedos O lirismo difícil e pungente dos bêbedos O lirismo dos clowns de Shakespeare — Não quero mais saber do lirismo que não é libertação. (BANDEIRA, Manuel. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1974) O poema da primeira fase modernista, "Poética", apresenta uma crítica ao: Alternativas: a) Concretismo b) Romantismo c) Parnasianismo d) Barroco e) Realismo

2) Considere o fragmento a seguir: O Movimento ____________ brasileiro nasceu junto e durante a _____________ que aconteceu em São Paulo de 13 a 18 de fevereiro de ____________, exatamente quando o país comemoraria os seus cem anos de independência. Ecoa neste momento um grito de liberdade para a arte brasileira, que até então copiava os modelos europeus, distantes da realidade nacional brasileira. (RAMOS, Laudicea. Literatura brasileira: Vanguarda Europeias Primeira e Segunda Geração Modernista. Caderno de Atividades. Anhanguera Publicações: Valinhos, 2014, p.4) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: Alternativas: a) Modernista / Semana de Arte Moderna / 1922 b) Parnasiano / Primeira Guerra Mundial / 1822 c) Simbolista / Segunda Guerra Mundial / 1914 d) Romântico / Semana de Arte Moderna / 1822 e) Impressionista / Revolução Francesa / 1722

3) Considere o fragmento a seguir: O período de 1922 a 1930 é o mais radical do movimento modernista, justamente em consequência da necessidade de definições e do rompimento com todas as estruturas do passado. Com base nisso, analise as proposições a seguir e a relação estabelecida entre elas: I) O Modernismo brasileiro foi um movimento que revelou importantes escritores da nossa literatura como Oswald de Andrade, Fernando Pessoa e Monteiro Lobato. PORQUE II) O Modernismo brasileiro lançou a proposta de uma renovação radical tanto na linguagem quanto na forma. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.

4) Considere o fragmento a seguir: Caracteriza-se pela divulgação de obras e ideias modernistas. Os escritores defendiam a reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais, a promoção de uma revisão crítica de nosso passado histórico e de nossas tradições culturais, a eliminação definitiva do nosso complexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros. Considerada a fase mais radical e possui um caráter anárquico. (RAMOS, Laudicea. Literatura brasileira: Vanguarda Europeias Primeira e Segunda Geração Modernista. Caderno de Atividades. Anhanguera Publicações: Valinhos, 2014, p.6) O fragmento em questão refere-se a uma das fases do Modernismo brasileiro chamada: Alternativas: a) Consolidação b) Geração de 45 c) Fase heroica d) Poesia práxis e) Neorrealismo

5) Considere o fragmento a seguir: Creio que se pode chamar pré-modernismo (no sentido forte de premonição dos temas vivos em 22) tudo o que, nas primeiras décadas do século, problematiza a nossa realidade social e cultural. (BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo, Cultrix, 2012, p. 327) Com base no fragmento, assinale a alternativa correta sobre o Pré-modernismo: Alternativas: a) Foi um movimento com ideário estético rígido, com linguagem altamente formal e cuja temática dominante era a defesa do regime republicano recém-instalado (1889). b) Surgiu num período em que, em termos gerais, permanecia a estética romântica na poesia, com sua valorização do mundo greco-latino e a concepção de literatura como elaboração formal. c) Algumas correntes de vanguarda do início do século XX, como o Futurismo e o Cubismo, exerceram grande influência sobre nossos escritores pré-modernistas, sobretudo na poesia do poeta Alvares de Azevedo. d) Tanto Lima Barreto quanto Monteiro Lobato são nomes significativos da literatura pré-modernista produzida nos primeiros anos do século XX, pois problematizam a realidade cultural e social do Brasil. e) Caracterizou - se como uma escola literária com princípios estéticos bem delimitados, e como um período de prefiguração das inovações temáticas e linguísticas do Modernismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
3

1- Resposta letra B  

O poema de Manuel Bandeira é uma critica ao parnasianismo, visto que essa corrente  literária tinha ligação com as normas certinhas e proibições.

2-  Resposta letra A

A semana de arte moderna aconteceu no ano de 1922. E tinha dentre sua caraterística a negação a correntes anteriores, como o parnasianismo, por exemplo.

3- Resposta letra D

A  opção I é falsa Monteiro Lobato não era favorável ao modernismo, ele é considerado como pré-modernista. Fernando Pessoa é um escritor português, não faz parte do modernismo brasileiro.  A opção II é verdadeira, já que a proposta do modernismo era romper com as maneiras e formas das correntes anteriores.

4- Resposta letra C

Na “fase heroica” os artistas do modernismo tiveram que lidar com a negação da sociedade diante de tanta novidade. Eles também queriam romper com as antigas formas e com a visão acerca do nosso passado histórico.

5- Resposta letra D

Lima Barreto e Monteio Lobato são considerados pré-modernista, visto que eles já tratavam de temas relacionados a problemáticas culturais e sobre aspectos regionais.



UniTBN: Há questões incorretas!
bianoctuamowui7h: pra mim deu errado tbm, mas não sei qual questão ta incorreta.
Perguntas interessantes