Português, perguntado por Nascimentotaynara615, 6 meses atrás

1) Considere as seguintes afirmações sobre o poema.I. O sujeito-lírico elege a “pobre velha música” para expressar o desejo de recuperar a infância.II. O verso final indica que a felicidade passada pode ser uma memória vivida no presente.III. A musicalidade do poema, de métrica tradicional, traduz uma luta contra a poesia moderna, através da nostalgia presente em outros heterônimos. Quais estão corretas? *

Apenas I.

Apenas III.

Apenas I e II.

Apenas II e III.

 

Esta pergunta é obrigatória

Texto para a QUESTÃO 2

(Pucsp) Entre o Ser e as Coisas

Onda e amor, onde amor, ando indagando

ao largo vento e à rocha imperativa,

e a tudo me arremesso, nesse quando

amanhece frescor de coisa viva.



Às almas, não, as almas vão pairando,

e, esquecendo a lição que já se esquiva,

tornam amor humor, e vago e brando

o que é de natureza corrosiva.



N’água e na pedra amor deixa gravados

seus hieróglifos e mensagens, suas

verdades mais secretas e mais nuas.



E nem os elementos encantados

sabem do amor que os punge e que é, pungindo,

uma fogueira a arder no dia findo.

2) O poema acima é de Carlos Drummond de Andrade e integra a obra Claro Enigma Da leitura dele não se pode concluir que *

é um poema de extração filosófica, pois se apoia em indagação sobre a existência e as complicações do amor.

constrói-se com citações/referências tanto de obras da poesia brasileira quanto do que há de melhor na poesia portuguesa.

afirma que o amor se manifesta em linguagem clara e objetiva e deixa suas marcas apenas sobre os corpos líquidos de forma indelével e definitiva.

é um texto que se estrutura em forma fixa, com rimas e métrica convencionais, nos moldes da poesia clássica.

Texto para a QUESTÃO 3

(Ita) Sobre o poema de Manuel Bandeira,



Irene no céu

Irene preta

Irene boa

Irene sempre de bom humor.



Imagino Irene entrando no céu:

- Licença, meu branco!

E São Pedro bonachão:

- Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.



(Em: Libertinagem. Rio de Janeiro: Pongetti, 1930.)

3) É INCORRETO afirmar que a relação afetiva entre o sujeito lírico e Irene *

az com que a descrição dela seja permeada pela visão carinhosa dele.

torna a linguagem mais coloquial, espelhando a ligação afetuosa dos dois.

é responsável pelo tratamento informal dado a uma entidade religiosa.

é um mero disfarce da desigualdade entre brancos e negros.

Texto para a QUESTÃO 4

(Enem) O mundo revivido



Sobre esta casa e as árvores que o tempo

esqueceu de levar. Sobre o curral

de pedra e paz e de outras vacas tristes

chorando a lua e a noite sem bezerros.



Sobre a parede larga deste açude

onde outras cobras verdes se arrastavam,

e pondo o sol nos seus olhos parados

iam colhendo sua safra de sapos.



Sob as constelações do sul que a noite

armava e desarmava: as Três Marias,

o Cruzeiro distante e o Sete-Estrelo.



Sobre este mundo revivido em vão,

a lembrança de primos, de cavalos,

de silêncio perdido para sempre.



DOBAL, H. A província deserta. Rio de Janeiro: Artenova, 1974.


4) No processo de reconstituição do tempo vivido, o eu lírico projeta um conjunto de imagens cujo lirismo se fundamenta no *

inventário das memórias evocadas afetivamente.

reflexo da saudade no desejo de voltar à infância.

sentimento de inadequação com o presente vivido.

ressentimento com as perdas materiais e humanas.

Texto para a QUESTÃO 5

(Ufrgs) Leia o poema Terra de negros, de Oliveira Silveira.


Terra de engenhos
negro moendo
cana escorrendo
suor amargando

terra de minas
negro cavando
ouro sorrindo
(ouro dos outros)

terra café
cacau e milho
negro plantando
negro colhendo
esperanças renascendo

terra de estância
charqueada grande
negro se salgando

terra quilombo
choça e mocambo
negro lutando
e resistindo
se libertando

terra xangô
tambor de mina
e candomblé

linha de umbanda
batuque e samba
macumba e negro
reza-dançando

terra congada
maracatu
reisado e negro
representando

terra comida
pratos baianos
quindim quitutes
negro fazendo

terra capoeira
rabo-de-arraia
negro golpeando

terra favela
morro e miséria
e o negro nela

(breque) até quando?

5) Considere as seguintes afirmações sobre o poema. I. O poema reconta a história do Brasil do Nordeste ao Sul, pela perspectiva do trabalho do negro. II. O sujeito-lírico assume-se como negro através da linguagem, marcada pelo lirismo e pelo posicionamento crítico. III. A cultura negra está presente no poema, através dos instrumentos musicais, da religiosidade e da alimentação. Quais estão corretas? *

Apenas I.

Apenas II.

Apenas I e III.

I, II e III.

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Respondido por cirleide1452
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Explicação:

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