1. Considere as seguintes afirmações sobre a ficção de José Lins do Rego: I. O memorialismo, nesse autor, não nos fala apenas de seu passadopessoal: étambémtestemunhodastransformações sociais e políticas de sua região, aotempoemque as grandes usinas de AÇÚCAR tomavam o lugar dos antigos engenhos; II. SãoevidentesostributosqueesseautorpagaaoNaturalismo, pois em seus romances, que giram em torno de obsessões sexuais, descreve os instintos das personagens com o zelo de um fisiologista; III. Representante da chamada “geração de 30”, dedicou-se sobretudo à produção de romances regionalistas, entre os quais se situa a obra-prima que é Fogo morto. Está correto somente o que vem afirmado em: a) I b) II c) IlI d) I e III e) II e III
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa - D
Explicação:
Os romances de José Lins do Rego têm caráter memorialista, e alguns deles narram a decadência do sistema de produção de cana-de-açúcar no Nordeste brasileiro, no final do século XIX e início do XX.
José Lins do Rego faz parte da Geração de 1930 do modernismo brasileiro. As obras desse período, apresentam as seguintes características:
Neorregionalismo , Neorrealismo , Valorização do espaço narrativo , Determinismo , Enredos dinâmicos , Linguagem simples , Reflexão sobre o mundo contemporâneo , Temática sociopolítica , Liberdade no uso da linguagem, Valorização da linguagem coloquial , Olhar crítico e realista sobre a realidade brasileira , Características culturais e geográficas locais , Engajamento político-ideológico dos autores.