História, perguntado por nathaliamedeiros270, 9 meses atrás

1-Considere as afirmações abaixo, a respeito da estrutura social que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média. (I. Após a queda do Império Romano do Ocidente, o escravismo foi substituído por uma organização, de produção de bens materiais e de relações sociais, denominada feudalismo.) - (II. Existiam muitos pequenos proprietários livres, detentores de direitos, em nada submetidos aos senhores feudais, que recebiam o nome de vicários.) - (III. O trabalho na sociedade medieval era executado por servos presos a terra por obrigações, talhas e impostos não pagos.) - (IV. As principais classes eram: a nobreza, detentora de terras, dedicada às atividades militares, o clero, composto por membros da Igreja católica que tinham grande influência política e ideológica, e os servos, camponeses que dependiam da terra para a sobrevivência e a ela estavam presos por impostos devidos ao senhor feudal). Estão corretas:

apenas I, II e IV

apenas I, III e IV

apenas II, III e IV

apenas I, II e III

I, II, III e IV

2-Os romanos deram o nome de pax romana ao período de estabilização das fronteiras. Nesse período, 300 mil soldados, deslocando-se rapidamente pelas estradas do Império, defenderam as fronteiras junto aos rios Reno e Danúbio contra as incursões das tribos germânicas, contiveram invasões orientais e sufocaram rebeliões internas. A paz romana foi, antes de tudo, uma “paz armada”, o maior símbolo do apogeu do Império, que, no entanto, já carregava em seu interior os sinais de sua decadência.O fim das conquistas romanas:

fortaleceu os plebeus, em especial os mais ricos, que conquistaram a instituição do tribunato da plebe e a permissão do casamento com os patrícios.

provocou a guerra de Roma contra Cartago – as Guerras Púnicas –, pois os cartagineses colocaram em risco as conquistas romanas na Sicília e no norte da África.

gerou o término do suprimento de escravos, decorrendo disso todo um processo de desordem econômica em Roma, com a fragilização do Exército e o avanço dos germanos.

estabeleceu uma nova condição jurídica para os plebeus, que não podiam mais ser vítimas da escravização por dívidas e foram beneficiados com a distribuição de terras.

motivou o crescimento dos espaços urbanos no Império, com o consequente aumento das atividades manufatureiras e comerciais, além do crescimento da população.

3-Nas relações dominantes durante o feudalismo europeu, é possível observar que:

a servidão representou, sobretudo na França e na península Ibérica, um verdadeiro renascimento da escravidão conforme existia na Roma imperial.

os suseranos, formados pela grande nobreza fundiária, distinguiam juridicamente os servos que trabalhavam nos campos dos que produziam nas cidades.

mesmo dispondo de grandes propriedades territoriais, os suseranos eclesiásticos não mantinham a servidão nos seus domínios, mas sim o trabalho livre.

o sistema de impostos incidia de forma pesada sobre os servos. O imposto da mão morta, por exemplo, era pago pelos herdeiros de um servo que morria para que continuassem nas terras pertencentes ao suserano.

as principais instituições sociais que sustentavam as relações entre senhores e servos eram de origem muçulmana, oriundos da longa presença árabe na Europa Ocidental.

4-O feudalismo, como todos os outros modos de produção, não surgiu repentinamente. Ele foi o resultado:

do surgimento da Igreja Católica Romana, instituição que, de certa forma, tomou o lugar do Estado romano.

de uma síntese entre a sociedade romana em expansão e a sociedade bárbaro-germânica em decadência.

das contribuições isoladas dos bárbaros e dos romanos que deram aos feudos um caráter urbano.

do fortalecimento do Estado e da fragmentação política.

de uma lenta transformação que começou no final do império romano, passou pela invasão dos bárbaros-germânicos no século V, atravessou o império carolíngio, e começou a se efetivar a partir do século IX.

5-“Na sociedade feudal, o vínculo humano característico foi o elo entre subordinado e chefe mais próximo. De escalão em escalão, os nós assim formados uniam, tal como se se tratasse de cadeias infinitamente ramificadas, os menores e os maiores. A própria terra só parecia ser uma riqueza tão preciosa por permitir obter ‘homens’, remunerando-os." (Marc Bloch. A sociedade feudal.) O texto descreve a:

hierarquia eclesiástica da Igreja Católica;

relação de tipo comunitário dos camponeses;

relação de suserania e vassalagem;

hierarquia nas corporações de ofício;

organização política das cidades medievais.

Soluções para a tarefa

Respondido por almeidademoreiraedua
14

Resposta:

1- b) apenas I, III e IV

2- c) gerou o término do suprimento de escravos, decorrendo disso tudo um processo de desordem econômica em Roma, como a fragilização do exército e o avanço dos germanos.

3- d) o sistema de impostos incide de forma pesar sobre os servos. O imposto da mão morta, por exemplo, era pago pelos herdeiros de um servo que morria para que continuassem nas terras pertencentes ao suserano.

4- e) de uma lenta transformação que começou no final do império romano, passou pela invasão dos bárbaros-germânicos no século V, atravessou o império carolíngio, e começou a se efetivar a partir do século IX.

5- c) relação de suserania e vassalagem;

espero ter ajudado


nathaliamedeiros270: Obrigada, de coração, me ajudou muito
almeidademoreiraedua: não foi nada
waldivinosantosbarro: muito obrigado te amo
Respondido por thaynnaba
0

1 - A estrutura social da idade média era baseado na relação de suserania e vassalagem, uma relação hierarquizada e de serventia, letra B.

2 - A idade média começo com a tomada de Constantinopola pelos turcos otomanos, isso gerou a falta de suprimento de escravos e o fim do império romano, letra C.

3 - Vários impostos eram pagos no tempo da idade média especialmente pelos herdeiros que pagavam um imposto para herdar as terras, letra D.

4 - Com o fim do império romano, houve grandes invasões dos povos bárbaros, o que levou as pessoas a irem para o campo, letra E.

5 - A relação predominante no tempo da idade média e tendo em vista o feudalismo, foi a relação de suserania a vassalagem, letra C.

Relações sociais na idade média

A idade média foi marcada pela relação de suserania e vassalagem, tendo em vista o domínio de grandes parcelas de terra e pelo contexto do feudalismo.

Veja que tal configuração durou cerca de mil anos e foi decisiva para questões sociais que temos hoje.

Você pode ler mais sobre a sociedade da idade média em: https://brainly.com.br/tarefa/10881853

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes