Geografia, perguntado por Lilysaad, 1 ano atrás

1- considerando que a população mundial chegue há 40 bilhões em 2100, o que será preciso para atender as necessidades de tantas pessoas? como mitigar ou evitar os impactos negativos desse aumento populacional?

2- Quais os possíveis impactos desse aumento populacional nas cidades, no campo e no ambiente global?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
104

1. O aumento populacional pede a atenção de todos os governantes, que devem destinar suas ações à construção de uma urbanização planejada, dotada de centros preparados para atendimento de saúde de qualidade, além de fornecimento escolar adequado, por exemplo.

2. O aumento caso não seja amparado por tais políticas pode agravar a favelização, violência, e demais entraves associados à ausência da intervenção do poder público.

Respondido por BrunaCampos9000
7

Resposta:

1. A população mundial está crescendo fora de controle," disse Attenborough ao programa Today da BBC.

"Desde que eu comecei a apresentar programas, há 60 anos, a população humana triplicou."

São duas afirmações surpreendentes.

Vamos analisar a segunda afirmação primeiro, que diz que a população do mundo triplicou em 60 anos.

Em 1950, na época em que Attenborough começou sua carreira como apresentador, haviam 2.53 bilhões de pessoas no mundo. Sessenta e três anos depois, a última estimativa é que a população mundial é de 7.16 bilhões.

Esse número é quase o triplo, mais precisamente 2.8 vezes, mas não está longe do que sugere Attenborough.

11 bilhões em 2100

A afirmação de que o crescimento está "fora do controle" é mais difícil de ser medida, mas poderia provavelmente ser interpretada como uma ideia de que a população continuará crescendo na mesma velocidade, e basicamente triplicará em 60 anos.

Se isso acontecer, a população do mundo pode chegar a quase 40 bilhões até o final desse século.

Mas a última projeção da ONU prevê uma população de menos de 11 bilhões, um pouco mais de um quarto desse número.

Esse número ainda é 50% a mais do que temos hoje, mas mostra que a ONU espera um crescimento muito mais lento da população nas próximas décadas do que em décadas passadas.

Alguns podem considerar que um aumento na população mundial de 7 bilhões para 11 bilhões em 2100 ainda represente um crescimento populacional fora do controle.

Mas este número da ONU – divulgado no documento World Population Prospect (Perspectivas da População Mundial), publicado a cada dois anos - é considerado por, pelo menos, um especialista como muito alto.

"Quando vi esses números eu percebi que eles, quase que certamente, estavam errados", disse Sanjeev Sanyal, estrategista global do Deutsche Bank, sobre a última atualização do documento da ONU divulgado em junho deste ano.

2. nas últimas duas décadas – atualmente em 1,24% ao ano.

A redução do crescimento da população mundial ainda não se fez notar com tanta clareza, já que grande parte das pessoas nascidas nos últimos 50 a 70 anos ainda continua viva. O que se espera é que a redução do crescimento vegetativo médio seja perceptível a partir da metade deste século quando, segundo previsões, a população humana deverá alcançar os nove bilhões e lentamente decair, segundo algumas fontes. A ONU (Organização das Nações Unidas), todavia, prevê que a população continuará a aumentar, chegando a aproximadamente 11 bilhões no final do século. O maior crescimento ocorrerá no continente africano, cuja população deverá chegar aos 4,2 bilhões de habitantes até 2100.

O problema do aumento da população não é apenas o da falta de alimentos, como se temia no passado. Estes são e poderão ser produzidos em quantidades suficientes para abastecer o mundo. A tragédia da fome é relacionada com a especulação financeira sobre safras futuras, a falta de recursos, a corrupção e os conflitos, que privam populações do acesso aos meios de produção e compra dos alimentos básicos.

Perguntas interessantes