1) Considerando os estudos sobre resistência africana, de que maneira pode-se afirmar que os nativos africanos resistiram ao imperialismo europeu? *
1 ponto
a) a partir do boicote comercial, os africanos simplesmente deixaram de comprar produtos vindos da Europa.
b) os africanos reagiram à dominação europeia de diversas formas, inclusive por meio de revoltas, como exemplo, a Rebelião Ashanti.
c) com boicotes de trabalho, já que a mão de obra escravizada africana era a principal utilizada no imperialismo.
d) com acordos diplomáticos entre os líderes, desde que os europeus respeitassem as leis sagradas da África.
2) Sobre o imperialismo do século XIX e início do XX, como foi a participação de Portugal nesse processo? *
1 ponto
a) Portugal ficou totalmente focado na exploração do norte da África, região da Tunísia (região histórica de Cartago), por causa do contato marítimo com o mar Mediterrâneo.
b) Os lusitanos ficaram restritos apenas na exploração de Madagascar, devido a sua derrota contra os ingleses disputando o sul da África.
c) os portugueses mantiveram a maior parte dos territórios conquistados nos séculos XV e XVI, como os territórios onde hoje são Guiné, Angola portuguesa e Moçambique, São Tomé e Príncipe e as Ilhas do Cabo Verde.
d) Portugal focou na região do Sudão (Núbia) apenas, por causa da riqueza em metais preciosos como ouro e prata.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- B
2- C
Explicação: espero ter ajudado :)
matematica aula 143 1-C 2-B
portugues aula 140 1-C 2-A
ciencias aula 88 1-C 2-B
historia aula 88 1-B 2-C
ed fisica aula 59 1-C 2-D
1 - É correta a alternativa B, tendo os povos nativos assumido diferentes estratégias em diferentes regiões, tendo alguns deles adotado estratégias de confronto direto, buscando expulsar de seus territórios as forças invasoras, e outras de confronto indireto, praticando sabotagem e outros tipos de iniciativas que tornariam a exploração do território indesejável para os ocupantes estrangeiros.
2 - É correta a alternativa C, tendo Portugal sido o primeiro grande Estado moderno europeu a estabelecer contato político e econômico com uma série de povos africanos, tendo "descoberto" o Congo e parte sul da África.
No sul da África estabeleceram colônias de onde vieram grande parte dos escravizados africanos que trabalharam no Brasil, havendo uma ligação de sangue entre o nosso país e Angola, tendo sido ambos colonizados por Portugal.