1) Considerando os efeitos da pressão atmosférica no nosso cotidiano, podemos afirmar que uma das consequências de sua elevação em uma área é: a) a oscilação não previsível das temperaturas.
b) a diminuição constante das altitudes.
c) a transformação das paisagens.
d) o desgaste das formas de relevo.
e) a repulsão dos ventos atmosféricos.
2) A umidade é um importante elemento atmosférico, pois refere-se à quantidade de água presente no ar na forma de vapor, interferindo em várias configurações climáticas, entre as quais, podemos citar:
a) o controle das temperaturas.
b) a alteração do regime das estações do ano.
c) a presença de vegetação.
d) o deslocamento das massas de ar.
e) a manifestação de anomalias atmosféricas.
3) O principal fator responsável pelas diferenças climáticas existentes na Terra é a radiação solar, pois todo o calor absorvido pelo nosso planeta é proveniente do Sol. Entre os fenômenos cuja ocorrência vincula-se à manifestação dos raios solares, destacam-se:
a) o aumento da umidade e da amplitude térmica.
) a existência do efeito estufa e das zonas térmicas.
c) a redução da pressão e da inversão térmica.
d) a regulação das precipitações e da circulação atmosférica.
e) o ciclo das estações do ano e do regime de chuvas.
Soluções para a tarefa
1 - e) a repulsão dos ventos atmosféricos.
A velocidade de deslocamento dos ventos ocorre uma maior diferença de pressão em um determinada área, dessa maneira também, quando ocorre um aumento na pressão, os ventos tendem a se deslocar para as áreas mais frias (quanto mais quente a temperatura maior pressão, quanto menor a temperatura menor a pressão.
2 -a) o controle das temperaturas.
A umidade é a quantidade de vapor d'água na atmosfera, essa umidade possui uma alto calor específico, assim a umidade faz com que haja uma maior dificuldade na mudança climática, criando um assim um maior controle da temperatura.
3 - b) a existência do efeito estufa e das zonas térmicas.
Tanto o efeito estufa quanto a formação de zonas térmicas ocorrem devido à incidência solar sobre a terra, quanto maior a porcentagem de radiação maior o efeito estufa, e as zonas térmicas são formadas pela forma que esses raios chegam a cada parte da terra.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/14266299
1) Em relação ao efeito da pressão atmosférica, podemos considerar que uma das consequências da sua elevação é a repulsão dos ventos atmosféricos. Portanto a alternativa E está correta
Qual é uma das consequências da elevação da pressão atmosférica?
A pressão atmosférica ocorre a partir do momento em que as correntes de ar se deslocam. E há uma tendência que a repulsão dos ventos atmosféricos ocorra da seguinte forma:
- Áreas mais frias tem maior densidade, ou seja as partículas na atmosfera estão mais condensadas, logo, a tendência é se descolar para baixo e para onde consiga se expandir, também chamados de alta pressão atmosférica;
- Em contra partida, as áreas mais quentes, tem menor densidade, ou seja, as partículas na atmosfera estão mais dilatadas, e a tendência é que subam, também chamados de baixa pressão atmosférica.
Ou seja, a repulsão dos ventos atmosféricos ocorre nesta troca/contato constante entre as áreas de alta pressão e de baixa pressão atmosférica. Logo, a alternativa E está correta.
Estude mais sobre pressão atmosférica em: https://brainly.com.br/tarefa/18076284
2) Sobre a umidade, é correto afirmar que interfere no controle das temperaturas. Portanto a alternativa A está correta.
No que a umidade do ar interfere?
A umidade do ar está relacionada a quantidade de vapor d'água presenta na atmosfera. E que pode resultar em dois cenários:
- Presença de umidade do ar: que controla a temperatura do ambiente. Por exemplo: em áreas que tem um regime de chuva regular, há poucas alterações de temperatura;
- Baixa umidade do ar: que faz com que haja mudanças bruscas de temperatura. Por exemplo, no inverno quando há baixa umidade do ar, podem ocorrer mudanças bruscas de temperatura. Um outro exemplo é o que acontece no deserto do Saara.
Logo, podemos perceber que a presença ou a falta de umidade do ar, interfere na temperaturas da atmosfera. Portanto a alternativa A está correta.
Veja mais sobre a relação entre a umidade do ar e temperatura atmosférica em: https://brainly.com.br/tarefa/45337876
3) Sobre a radiação solar, os fenômenos que podemos vincular aos raios solares são a existência do efeito estufa e das zonas térmicas. Portanto a alternativa B está correta.
O que é o efeito estufa?
Ocorre quando os raios solares adentram a superfície terrestre, e por conta da grande presença de gases poluentes, não conseguem ser refletidos de volta para o espaço na quantidade ideal, e retornam para a atmosfera. E isso tem como consequência:
- derretimento da calota polar;
- aquecimento dos oceanos;
- alteração no regime de chuvas;
- extinção de espécies;
- etc.
O que são zonas térmicas?
São as partes do globo terrestre que recebem radiação solar de forma distintas e que são consideradas:
- zonas polares - que recebem pouca radiação solar
- zonas temperadas - que recebem radiação solar de forma mediana
- zonas tropicais - que recebem radiação solar direta
Portanto estes dois fenômenos (efeito estufa e zonas térmicas) estão relacionados a radiação solar. Logo alternativa E está correta.
Entenda mais sobre os gases que causam o efeito estufa em: https://brainly.com.br/tarefa/31325568