Ed. Moral, perguntado por Evan13, 7 meses atrás

1 — Considerando o que você aprendeu com o texto, classifique cada personagem como exemplo de um modelo de crença ou convicção. Caso você tenha dificuldade, consulte também os textos das próximas semanas. a) João é cristão. Ele acredita que existe um único Deus. João é . b) Ragnar foi um viking, que viveu na Escandinávia no século VIII. Ele acreditava em Odin, Thor, Loki, Freya e nos demais deuses de sua cultura. Ragnar é . c) Larissa não acredita que exista um Deus pessoal. Para ela, a ideia de Deus é apenas um reflexo daquilo que a humanidade tem de melhor. Larissa é . d) Carlos não sabe se existe um Deus, ou deuses. Ele acha provável que sim, mas nunca ouviu um argumento forte o suficiente para ser considerado uma prova. Carlos é . e) Fátima é muçulmana. Ela acredita que existe um só Deus, e que Mohammed é seu profeta. Fátima é . f) Elisa não acredita em nada que seja sobrenatural. Para ela, não existem deuses, espíritos, fantasmas ou qualquer outra coisa. Elisa é . g) Na Grécia Antiga, as pessoas cultuavam vários deuses, como Zeus, Hades, Afrodite, Atena. Os gregos eram . h) Lucas acha que não existe nenhum deus. Nunca ouviu um argumento bom o suficiente para garantir que exista, mas também nunca viu ninguém provar que não existe. Lucas é . i) Ana é judia. Ela acredita que existe apenas um Deus, conforme relata seu livro sagrado, a TaNaKh (inclui a Torá, os Profetas (Nebiim) e os Escritos (Ketubim). Ana é . j) Tamires acredita em Deus, mas não acha que ele seja uma pessoa específica. Para ela, a essência divina está no universo, nas pessoas, na natureza, em tudo. Tamires é . 2 — A frase a seguir foi veiculada em uma campanha publicitária pela ATEA — Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos. O que é agnosticismo? É uma filosofia que defende que é impossível saber se existe qualquer Deus ou deuses. O agnosticismo não nega a existência de Deus, mas deixa essa questão em dúvida, por não encontrar resposta racional viável. O que é ateísmo? O ateísmo nega a existência de qualquer Deus ou deuses. Também nega a possibilidade de qualquer experiência mística. Os ateus consideram incoerente a ideia de existir um Deus bondoso, uma vez que o mundo está repleto de maldade e corrupção. Referências: ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 2ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes. 1998. CHAMPLIN, Russel Norman. Enciclopédia de Bíblia, teologia e filosofia. 11ª ed. São Paulo: Hagnos, 2013. HINNELS, John (Org.). Dicionário das religiões. São Paulo: Cultrix, 1984. ATIVIDADES ATIVIDADE 1 - Considerando o que você aprendeu com o texto, classifique cada personagem como exemplo de um modelo de crença ou convicção. Caso você tenha dificuldade, consulte também os textos das próximas semanas. a) João é cristão. Ele acredita que existe um único Deus. João é ____________________________. b) Ragnar foi um viking, que viveu na Escandinávia no século VIII. Ele acreditava em Odin, Thor, Loki, Freya e nos demais deuses de sua cultura. Ragnar é ____________________________. c) Larissa não acredita que exista um Deus pessoal. Para ela, a ideia de Deus é apenas um reflexo daquilo que a humanidade tem de melhor. Larissa é ____________________________. d) Carlos não sabe se existe um Deus, ou deuses. Ele acha provável que sim, mas nunca ouviu um argumento forte o suficiente para ser considerado uma prova. Carlos é ____________________________. e) Fátima é muçulmana. Ela acredita que existe um só Deus, e que Mohammed é seu profeta. Fátima é ____________________________. f) Elisa não acredita em nada que seja sobrenatural. Para ela, não existem deuses, espíritos, fantasmas ou qualquer outra coisa. Elisa é ____________________________. g) Na Grécia Antiga, as pessoas cultuavam vários deuses, como Zeus, Hades, Afrodite, Atena. Os gregos eram ____________________________. h) Lucas acha que não existe nenhum deus. Nunca ouviu um argumento bom o suficiente para garantir que exista, mas também nunca viu ninguém provar que não existe. Lucas é ____________________________. i) Ana é judia. Ela acredita que existe apenas um Deus, conforme relata seu livro sagrado, a TaNaKh (inclui a Torá, os Profetas (Nebiim) e os Escritos (Ketubim). Ana é ____________________________. j) Tamires acredita em Deus, mas não acha que ele seja uma pessoa específica. Para ela, a essência divina está no universo, nas pessoas, na natureza, em tudo. Tamires é ____________________________. ATIVIDADE 2 – A frase a seguir foi veiculada em uma campanha publicitária pela ATEA – Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos. 120 a) Explique, com suas palavras, o que essa frase quer dizer. b) Você concorda ou discorda dessa afirmação? Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por vivitopains
115

Resposta:

A - Monoteísta

B - Politeísta

C - Humanista

D - Agnóstico

E - Monoteísta

F - Ateia

G - Politeístas

H - Agnóstico

I - Monoteísta

J - Panteísta

Explicação:


marciaelyel: vlw cara
quelrod: vlw ai cara
JuniorWattson: Vlw
yasmineduarda1234: obg mn
Respondido por armeniaaguimaraes
4

Questão 1:

a) João é cristão logo é monoteísta, pois acredita em um único Deus, Jesus.

b) Ragnar acreditava em vários deuses, logo ele era considerado um politeísta.

c) Larissa é humanista, pois tem um visão sobre Deus relacionada ao reflexo da humanidade.

d) Carlos duvida da existência de Deus, por julgar não haver provas de sua existência, logo Carlos pode ser considerado um agnóstico.

e) Fátima sendo mulçumana acredita em seu único deus, que é seu profeta, logo ela é monoteísta.

f) Elisa é ateia porque não acredita na existência de nada sobrenatural.

g) Os gregos eram considerados politeístas por acreditarem na existência de vários deuses.

h) Lucas é considerado um agnóstico.

i) Ana sendo judia acredita em apena um deus, portanto ela é monoteísta.

j) Tamires é um exemplo de panteímo, pois acredita tudo no universo compõem um Deus abrangente. Logo ela é panteísta.

Questão 2:

a) A frase vinculada na campanha pela ATEA é uma concentuação sobre as diferenças entre as crenças dos agnósticos e dos ateus. Pois enquanto os agnósticos não negam a existência de Deus, no entanto sabem que é impossível a explicação sobre a sua existência mas deixam a questão subjetiva, por outro lado, os ateus negam a existência, ou seja, consideram impossível a ideia de um Deus que seja bom, tendo em vista tanta fome, maldade e corrupção no mundo.

b) Essa é uma questão pessoal, no entanto, os estudantes devem relatar se concordam ou não com as afirmativas dos agnósticos e ateístas sobre a existência de Deus. Portanto, os estudantes devem relatar suas percepções pessoais, justicando sua resposta.

Os estudantes devem compreender as questões de crenças e convicções  dos personagens, classificando em ateísta, monoteísta, politeísta, humanista, panteísta e agnóstico.

Espero ter ajudado!

Saiba mais sobre esta temática em:

https://brainly.com.br/tarefa/24637627

Anexos:
Perguntas interessantes