1. Considerando o indigenismo no Brasil Império, assinale a alternativa que caracteriza os aldeamentos indígenas estabelecidos a partir de 1845: *
1 ponto
a) uma política pública de construção de escolas laicas que ensinavam a cultura indígena e portuguesa;
b) uma estratégia governamental que ensinavam técnicas de agricultura para melhor aproveitamento das terras pelos indígenas;
c) locais em que os povos originários trabalhavam geralmente na agricultura e eram catequizados;
d) uma iniciativa militar que visava proteger os territórios indígenas de invasores que desejavam expulsar os povos originários de sua terra natal;
2. Sobre o movimento Romantismo no Brasil, é correto afirmar: *
1 ponto
a) buscou enaltecer a figura europeia no país, por meio da figura do imigrante brasileiro;
b) seu principal objetivo era construir uma memória regional nas províncias do sul do Brasil;
c) destacou a contribuição dos bandeirantes que contribuíram para o aumento territorial do país;
d) valorizou a figura indígena em busca de uma identidade nacional, por meio de obras artísticas e literárias;
Soluções para a tarefa
Resposta:1)c 2)d
Explicação:
UwU ¯\_(ツ)_/¯→_→
←(*꒪ヮ꒪*)←(>▽<)ノ(*❛‿❛)→( ՞ਊ ՞)→←_←→(° °)┗
1 - É correta a alternativa C, tendo sido estas iniciativas mantidas em conjunto pelo Império do Brasil e a Igreja Católica (sendo o Catolicismo a religião oficial do Brasil no período e a Igreja Católica uma instituição com amplo poder interno no Brasil).
Estes aldeamentos eram mantidos de acordo com as ideias, muito comuns na época, do Darwinismo Social, de modo que o Império via como a sua "missão" garantir que os povos nativos fossem "civilizados". Era uma forma menos violenta de lidar com os povos nativos, já que garantia a manutenção de alguns de seus territórios, mas uma forma profundamente desrespeitosa de tratar as suas culturas.
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2 - É correta a alternativa D. Tanto no Brasil como em outros países ocidentais no mesmo período o Romantismo teve como uma de suas grandes "bandeiras" fundamentar aquela que seria a "identidade nacional" de um país.
No caso do Brasil, representar os povos nativos como "nobres selvagens", dotados de amplas características morais (mesmo que fossem membros de "culturas bárbaras") desejáveis, como a coragem de Peri em "O Guarani" e a beleza de Iracema em "Iracema", era uma forma de dotar os brasileiros, que seriam os descendentes destas grandes personagens heroicas, das mesmas qualidades.
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